Com mais de 30 anos de experiência como mestre de Karatê, o técnico da equipe do Santos Futebol Clube/ Academia Resistência, Paulo Bartolo, lança seu segundo livro sobre a modalidade. Com o título de “Karate-Do História Geral e no Brasil”, a obra resgata a história e cultura da arte marcial, bem como seu desenvolvimento no País. O lançamento faz parte da programação do 1º Santos Karatê Festival.
A tarde de autógrafos será realizada próximo sábado (14), às 16 horas, na Livraria Realejo (Shopping Miramar), em Santos. O lançamento faz parte do 1° Santos Karatê Festival, evento no qual mestres e praticantes da modalidade, vindos de todo o País, realizarão apresentações demonstrativas para o público santista.
Bartolo explica que a ideia de escrever o livro surgiu devido à carência de publicações que retratem a história do Karatê, bem como sua difusão pelo mundo e especificamente no Brasil. Segundo o mestre, a modalidade originária da província japonesa de Okinawa, além se ser uma prática esportiva, é voltada para a formação cultural e do caráter do atleta. “Conhecer a história do Karatê é fundamental para que o praticante compreenda a filosofia por trás do esporte, bem como entenda como surgiram as diferentes vertentes da modalidade”.
O mestre também conta que no lançamento de seu livro estarão presentes grandes nomes do Karatê nacional, como, por exemplo, o diretor técnico da Seleção Brasileira, Gerson Carlos de Almeida, e o presidente da Japan Karate Association do Brasil, Mestre Yasuyuki Sasaki. “Estou bastante contente, pois vários companheiros dos meus mais de trinta anos de carreira já confirmaram presença na tarde autógrafos”.