Com o aumento elevado de casos, internações e óbitos pela Covid-19, o futuro do futebol paulista ainda continua incerto.
Até o momento, o Campeonato Paulista está suspenso, após a rodada deste final de semana até o dia 30 de março, por conta da determinação do Governo do Estado de São Paulo.
Contudo, a Federação Paulista de Futebol (FPF) terá uma reunião com as autoridades estaduais na próxima segunda-feira (15) para debater a segurança dos protocolos. Vale destacar que a Federação e os clubes querem continuar o campeonato, inclusive a entidade destacou as medidas tomadas, como os testes constantes em atletas e funcionários.
Na reunião desta segunda-feira, serão discutidos outros temas, como competições, nas quais as equipes paulistas estão participando. Em relação aos treinamentos, o Governo de São Paulo informou que os treinos profissionais podem ser realizados na fase emergencial, operando com todos os protocolos sanitários. A Federação Paulista estuda levar os jogos para outros estados, caso a restrição seja mantida, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul são algumas das opções.
Jogos da Rodada
Sábado (12/03)
Guarani x São Bento – 16h30, Brinco de Ouro
Grêmio Novorizontino x São Paulo -16h30, Jorge Ismael de Biasi
Botafogo x Ponte Preta – 19h, Santa Cruz
Santos x Ituano – 19h, Vila Belmiro
Domingo (13/03)
Mirassol x Inter de Limeira – 11h, Estádio Municipal
Palmeiras x Ferroviária – 16h, Allianz Parque
Bragantino x Santo André – 19h, Nabi Abi Cheid
São Caetano x Corinthians – 19h, Anacleto Campanella
Santos
O Santos é um dos clubes mais impactados pela determinação do Governo do Estado. Isso porque o time está na Pré-Libertadores e a Conmebol, entidade responsável pelo futebol sul-americano, ainda não se manifestou sobre qualquer paralisação. Vale destacar que o Peru, por exemplo, não está permitindo a entrada de brasileiros no país, tanto que a segunda partida entre Grêmio e Ayacucho será disputada no Equador.
Na próxima terça-feira (16), o Alvinegro Praiano tem uma decisão de suma importância para o decorrer da temporada. A equipe comandada pelo técnico argentino Ariel Hólan enfrenta o Deportivo Lara, em Caracas (Venezuela), às 19h15. O Peixe conseguiu largar na frente no confronto com uma vitória por 2 x 1 na Vila Belmiro. Os gols foram marcados pelos garotos da base, Vinícius Balieiro e Kaiky. A equipe joga por um empate para avançar.
É importante frisar que a Libertadores tem o critério do gol fora. Ou seja, se o Deportivo Lara vencer por 1 x 0 estará classificado para a próxima fase. Quem passar, enfrenta o San Lorenzo ou a Universidad de Chile, no último desafio antes da fase de grupos.
Mesma situação
Há exatamente um ano, o futebol paulista foi paralisado. O retorno demorou e só ocorreu no segundo semestre de julho com as partidas finais do Campeonato Paulista, até a conquista do título pelo Palmeiras.