As vitórias diante do Juventude (casa) e Bragantino (fora) deram uma esperança para a torcida do Santos que agora acredita em uma classificação para a Pré-Libertadores.
O Alvinegro Praiano chegou a 43 pontos e praticamente está livre do risco de ser rebaixado, afinal faltam apenas dois pontos para o time chegar aos 45 pontos, número mágico apontado pelos matemáticos para uma equipe não cair para o Brasileirão Série B.
No momento, o Peixe ocupa a 12ª posição na tabela, tendo dois pontos a menos do que o 8º colocado, América/MG. Vale lembrar que os quatro primeiros colocados do Brasileirão garantem vaga para a Copa Libertadores, o quinto e o sexto colocado disputam a Pré-Libertadores.
Como, os finalistas da Copa do Brasil e da Copa Libertadores estão na parte de cima da tabela, naturalmente mais duas vagas serão abertas para a competição mais importante da América do Sul.
Dessa forma, o sétimo e oitavo colocado podem garantir vaga na Pré-Libertadores.
Matemática
Para chegar na Pré-Libertadores, o Peixe precisa fazer algo que ainda não conseguiu nesta temporada, que é uma sequência de vitórias. Restando apenas seis rodadas para o fim do Brasileirão, o Santos tem que somar o maior número de pontos possíveis
Importante frisar que a equipe do técnico Orlando Ribeiro tem dois confrontos diretos pela vaga na Pré-Libertadores, Botafogo (fora) na penúltima rodada e Fortaleza (casa) na última rodada.
Além disso, o Peixe enfrenta duas equipes que estão lutando contra o rebaixamento: Atlético/GO (fora) e Avaí (casa).
Clássico
Neste sábado (22), o Santos enfrenta o Corinthians, às 19h, na Vila Belmiro.
A torcida do Alvinegro Praiano esgotou os ingressos de forma antecipada, a procura foi tão alta, que apenas os sócios conseguiram comprar o ticket. O clássico marca o reencontro das equipes, após o duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Naquela ocasião, o Peixe até ganhou do Timão por 1 x 0 na Vila Belmiro, mas não foi o suficiente para garantir a classificação, já que o Corinthians venceu o jogo de ida por 4 x 0, na Neo Química Arena.
A partida na Vila Belmiro foi marcada por uma grande confusão, alguns torcedores do Santos invadiram o gramado, um chegou a agredir o goleiro Cássio. Além disso, bombas foram jogadas em campo e houve relatos de briga nas arquibancadas.
Além do duelo na Copa do Brasil, Santos e Corinthians se enfrentaram mais duas vezes no ano. No Paulistão, o Peixe venceu de virada pelo placar de 2 x 1. Enquanto no Brasileirão, a partida terminou empatadas sem gols.
Ambos os confrontos foram disputados na Neo Química Arena. Por falar em clássico, os números do Peixe não são bons neste ano, a equipe da Vila Belmiro tem tido dificuldades jogando contra os rivais.
Dessa forma, o Santos jogou 10 clássicos neste ano, são 3 vitórias, 1 empate e 6 derrotas.
O algoz do Peixe na temporada é o Palmeiras, o Alviverde acabou vencendo todas as partidas que disputou contra o Alvinegro no ano.
Boa fase e problemas
Uma das apostas do Santos para o clássico, é a boa fase do atacante Ângelo de apenas 17 anos.
A jovem promessa da Vila Belmiro se firmou como titular no comando do técnico Orlando Ribeiro e tem jogado bem nos últimos jogos, inclusive marcou o gol na última segunda-feira (17), na partida contra o Bragantino.
Assim, o Santos terá problemas para a partida decisiva, o zagueiro Eduardo Bauermann tomou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Já Maicon ainda está se recuperando de uma lesão muscular, ou seja, o Peixe deverá ir para o clássico com a dupla de zaga reserva.
Além disso, o atacante e artilheiro do Santos no Brasileirão, Marcos Leonardo é dúvida para o clássico, ele sofreu uma pancada na partida contra o Bragantino, porém não é nada grave e o camisa 9 pode aparecer entre os titulares.
Rodada decisiva
O Palmeiras que está muito perto do título enfrenta o Avaí neste sábado (22), às 21h, no Allianz Paeque.
Enquanto, o São Paulo que ainda sonha com uma vaga na Pré-Libertadores joga no domingo (23), às 16h, contra o lanterna Juventude, em Caxias do Sul.