O Santos FC está a poucos meses de por fim ao “pesadelo” da Série B. Depois de viver o pior ano de sua história em 2023, o Peixe enfrentou o primeiro turno da segunda divisão em 2024 com momentos de altos e baixos e, mesmo assim, terminou na liderança. Além disso, a segunda e última etapa desta epopeia começa nesta sexta-feira (9).
O Alvinegro visita o Paysandu, na Curuzu, em Belém do Pará, às 20h, pela 20ª rodada da competição, e tem como meta melhorar a pontuação feita no primeiro turno para ter a certeza cada vez maior do acesso no fim de novembro.
A “nota de corte” da Série B para o acesso baixou consideravelmente nos últimos anos. Sendo assim, ou seja, a partir de 2012, quando a pontuação para subir foi 71, realizada por Athletico-PR e Vitória. Naquele ano, o Goiás foi campeão, com 78 pontos, e o Criciúma vice, com 73.
Nos últimos anos, a pontuação variou pouco. O mínimo feito por um quarto colocado, último que sobe de divisão, foi de 60 pontos (em 2013, com o Figueirense, e em 2018, com o Goiás). O máximo foi com o América-MG, que fez 65 pontos em 2015. A maior repetição entre os últimos classificados à elite foi 64 pontos, feitos por Atlético-GO (2023), Avaí (2021) e Paraná (2017).
Os números vão além: nos últimos três anos, o Santos FC seria vice-campeão com os 68 pontos, que seriam a repetição da campanha do primeiro turno. Porém, o desejo de diretoria, da comissão técnica e elenco é superar a pontuação, já que ocorreram momentos ruins durante a temporada.
O Santos chegou a ter uma péssima sequência de quatro derrotas consecutivas, falha a ser evitada. Neste momento, o aproveitamento é de 59%, fruto de dez vitórias e quatro empates. O saldo de gols é de 16, mais do que o dobro dos “vices” no quesito América-MG e Ceará, com saldo de apenas 7.
Nova contratação
O clube Alvinegro Praiano negocia a contratação por empréstimo do atacante Ignacio Laquintana, do Bragantino, para a disputa do restante da Série B do Campeonato Brasileiro 2024. O jogador uruguaio, de 25 anos, tem 27 jogos (foi titular em dez) na temporada e marcou apenas dois gols.
Laquintana disputou nove partidas pelo Bragantino no Brasileirão e não poderia se transferir para outro clube da mesma divisão. Contudo, a diretoria do Massa Bruta entende que ele poderia ganhar mais rodagem sendo emprestado ao Santos na Série B.
O atacante foi revelado pelo Defensor Sporting, do Uruguai, e defendeu o Peñarol antes de ser negociado com o Bragantino, em 2023. Líder da Série B, com 34 pontos, o Santos FC continua no mercado em busca de reforços. Na semana passada, o clube santista apresentou o atacante equatoriano Billy Arce, ex-Once Caldas.
Novo patrocinador
O Santos FC anunciou, na última quinta-feira (8), o acerto com a companhia de bebidas Poty para esta temporada. O clube já era consumidor da água mineral Levity, produzida pela indústria paulista. Com isso, a Levity será exposta em diversos formatos, como nas placas de campo e backdrops das entrevistas pós-jogo, tanto para as equipes de futebol profissional, masculino e feminino quanto nas equipes de base. A garrafa de água Levity também estará presente nas coletivas de imprensa.
Além disso, atualmente, o Alvinegro tem como patrocinadores: Blaze, Binance, Tek Bond, Brahma, Canção Alimentos, Kicaldo, Placo e AQBank.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.