Santos perde nos pênaltis e fica com o vice | Boqnews
25 de janeiro de 2010

Santos perde nos pênaltis e fica com o vice

No jogo entre o “campeão óbvio”, devido à campanha realizada até o momento, e o “campeão surpreendente”, por todo um background que envolveu a última temporada, melhor para o primeiro, ainda que o segundo estivesse amadurecendo até os últimos minutos da partida.


Após um confronto em que cada tempo foi dominado por um time, o São Paulo, dono da melhor campanha da Copa São Paulo 2010, com melhores ataque e defesa, levou seu terceiro título na competição, superarando o Santos na disputa por pênaltis, no Pacaembu.


Definitivamente, o nome do jogo foi o goleiro Richard, um dos principais destaques do torneio. Afinal, o arqueiro, que pegou os três pênaltis cobrados pelos santistas e garantiu o título tricolor, foi questionavelmente mantido em campo após, no princípio da segunda etapa, ter saído mal do gol e derrubado Renan Mota, em lance usual para expulsão


De qualquer forma, o nervosismo e o cansaço dos alvinegros esteve evidente nas bolas batidas por Alan Patrick, Alan e o próprio Renan Mota, que consagraram Richard na série de penalidades.


Tempos distintos


Em uma partida movimentada, o Santos teve maior domínio na primeira etapa, mesmo vindo de um confronto difícil contra o Palmeiras, realizado no último sábado. Mais acordado, abriu o marcador em uma bonita jogada tramada por Alan Patrick e Renan Mota.


O atacante entregou a bola ao meia santista, que encontrou Renan invadindo a área pelo meio. O alvinegro dominou e tocou na saída de Richard, inaugurando o marcador para o Peixe, aos 16 minutos.


O gol fez o São Paulo avançar com um pouco de desorganização, arriscando pouco e vendo o Santos chegar com mais objetividade e efetivadade. Em uma das investidas tricolores, Ronieli chegou até a mandar a bola para as redes, mas estava em posição irregular, marcada com alguma demora pelo árbitro Thiago Peixoto.


A decepção tricolor acabou sendo o atacante Lucas Gaúcho, bem marcado e com pouca movimentação no confronto, ainda que tenha encerrado o certame como artilheiro.


Domínio paulistano


Na segunda etapa, porém, os papeis se inverteram. Visivelmente cansado, o Santos passou a rebater bolas conforme os últimos 45 minutos se arrastaram. Foi quando o São Paulo assumiu o comando da partida, e viu na pontaria, na trave, na zaga santista e no goleiro Rafael adversários difíceis de serem batidos.


Pelo lado alvinegro, Alan Patrick, melhor da equipe em campo, ditava o ritmo nos contra-ataques. Em um deles, deu-se o lance polêmico, com a falta em Renan Mota e o cartão amarelo dado ao goleiro Richard, quando os pedidos eram pelo vermelho.


Insistente, o tricolor acabou chegando ao empate aos 40 minutos. Após mais um dos tantos escanteios que o São Paulo teve ao seu favor, Ronieli marcou um golaço, de primeira, arrematando a bola no alto de Rafael.


O empate deu ainda mais gás aos são-paulinos, e recuou de vez os santistas, que já viam, nos pênaltis, a mais palpável das chances para levantar o caneco que não é visto na Vila desde 1984. E de fato, a partida foi para as penalidades máximas. Mas um dos outros momentos decisivos do jogo se deu bem nesse intervalo.


Richard, o personagem


Após o apito final de Thiago Peixoto, Narciso, técnico do Santos, invadiu o campo para reclamar da não-expulsão de Richard, no princípio da segunda etapa. O ex-jogador foi empurrado por um policial que se utilizou de um escudo.


Irritado, partiu para discutir com o brigadiano, sendo contido pelos próprios atletas do Peixe. Como de se esperar, mesmo após uma demora, Peixoto expulsou Narciso e deu início às cobranças.


Jeferson abriu o marcador para o São Paulo. Alan Patrick, por sua vez, parou no arqueiro tricolor. Dener, que substituria Lucas Gaúcho, ampliou para os são-paulinos e Alemão, zagueiro santista, foi mais um a parar em Richard.


Por fim, Marcelinho fez o terceiro e Renan Mota, que até os 40 do segundo tempo era o herói santista (e fora derrubado pelo goleiro paulistano no lance polêmico do jogo), teve a cobrança defendida pelo protagonista da manhã. O São Paulo sagrava-se, aí, campeão.


Ficha técnica


São Paulo 1 (3) x (0) 1 Santos


São Paulo: Richard; Filipe Aguaí (Willian), Fabiano Santos, Bruno Uvini e Felipe (Paulo Henrique); Casemiro, Zé Vítor, Jeferson, Marcelinho; Ronieli e Lucas Gaúcho (Dener). Técnico: Sérgio Baresi.


Santos: Rafael; Crystian, Renato, Alemão e Wesley (Rafael Caldeira); Elivelton, Alan Santos, Nikão (Kássio) e Alan Patrick; Renan Mota e Dimba (Tindurim). Técnico: Narciso.


Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)
Árbitro: Thiago Peixoto
Gols: Renan Mota (S), Ronieli (SP)
Cartões amarelos: Alan Patrick e Tindurim (S); São Paulo: Richard, Filipe Aquai, Casemiro e Lucas Gaúcho (SP)

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.