Santos recebe seletiva olímpica de taekwondo no domingo (17) | Boqnews
Foto: Divulgação

Olimpíadas

15 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Santos recebe seletiva olímpica de taekwondo no domingo (17)

Atletas apostam tudo na seletiva em busca de uma vaga no Rio 2016

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Ao término desta seletiva, os três melhores atletas de cada categoria passarão à II Seletiva Olímpica Fechada, que se realizará em fevereiro, no Rio de Janeiro

Ao término desta seletiva, os três melhores atletas de cada categoria passarão à II Seletiva Olímpica Fechada, que se realizará em fevereiro, no Rio de Janeiro

A cidade de Santos receberá, no próximo domingo (17 de janeiro), a I Seletiva Olímpica Fechada, que será a primeira etapa para definição da equipe que  vai representar o Taekwondo Brasileiro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, nas categorias Feminino -49Kg e -57Kg e Masculino -58Kg e +80Kg. A competição será realizada na Arena Santos, com abertura às 9h00 e término previsto para as 16h00. A entrada é franca.

O grupo restrito de 19 atletas que vai lutar pela oportunidade de ouro de participar dos Jogos Olímpicos, em casa, é composto pelos 1º e 2º colocados no Ranking Olímpico da categoria, 1º colocado do Grand Slam 2015 (titular da Seleção 2015)  e pelo 1º colocado na Seletiva Aberta, que a CBTKD realizou em dezembro de 2015, para oportunizar os atletas que não estavam entre os classificados pelos critérios anteriores.

Numa competição em que todos são de alto nível, não há como destacar favoritos, por isso os participantes se prepararam com muita garra, dedicação e sacrifício para disputarem a vaga olímpica, sendo que a maioria deles abdicou das festas de fim de ano para se dedicar a 100% aos treinamentos. “Os treinamentos vêm sendo bem puxados, já desde há alguns meses. Não tivemos descanso nem férias de fim de ano, emendamos tudo, visando a seletiva e opens importantes no começo do ano. Acredito que terei um ótimo desempenho visto que já venho com um bom ritmo de treino, que há meses não tinha. Me sinto bem preparada e confiante para esta Seletiva”, disse  Talisca Reis, uma das atletas que disputa a vaga de reserva de Iris Sing, na categoria -49Kg.

Com os Jogos tão perto, ninguém mediu esforços para dar o seu melhor. Julia Vasconcelos, que baixou da categoria -62Kg para a -57Kg, para poder disputar a vaga, é outro exemplo disso. “Tive que abrir mão das festas de fim de ano para me concentrar aos treinos e fazer a alimentação correta. Todos os dias eu acordo e vou treinar com um único propósito de querer ser campeã desta Seletiva Nacional. Antigamente, para mim, os Jogos Olímpicos eram um sonho distante, e hoje se tornou um objetivo palpável! Estamos trabalhando noite e dia para atingir esse objetivo! É real, estamos aqui na briga!”, declarou a atleta de São José dos Campos, que disputará a vaga olímpica, após ter-se classificado por ter sido titular da Seleção em 2015.

Na categoria +80Kg, o atleta  mineiro Icaro Miguel, que conquistou a vaga para este evento sendo campeão da Seletiva Aberta, contou que está prestes a realizar um grande sonho que começou na sua infância. “Trabalhei, desde criança, pensando no Rio2016. Sonhei e abdiquei de muitas coisas para correr atrás do sonho olímpico. Sei o quanto é difícil estar entre os melhores, por isso não descansei e treinei como nunca para poder estar o melhor preparado possível na hora certa”, afirmou o jovem de 20 anos, destacando o contentamento que sente ao fazer o que mais gosta. “Pressão e dificuldades eu supero no meu dia-a-dia, entrar no tatame para lutar é algo que faço com alegria e, independente do que estiver em disputa, estarei lutando com alegria e um brilho nos olhos sempre”, acrescentou.

Ao término desta seletiva, os três melhores atletas de cada categoria passarão à II Seletiva Olímpica Fechada, que se realizará em fevereiro, no Rio de Janeiro. Nessa última etapa, o campeão e reservas da Seleção Olímpica serão definidos e o Brasil conhecerá os atletas que representarão o Taekwondo nos Jogos.  Excepcionalmente, na categoria Feminino-49Kg, a titular já está definida:Iris Tang Sing, que garantiu a sua vaga pelo Ranking Olímpico.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.