A cidade de Presidente Prudente receberá no início da noite desta quarta-feira (28) o 109º embate da rica história de Palmeiras e Botafogo. Com 39 vitórias palestrinas, 37 empates e 32 reveses, os times protagonizaram as partidas finais de dois dos oito títulos do Campeonato Brasileiro vencidos pelo Verdão: o tetra, em 1969, após vitória alviverde por 3 a 1, e o penta, em 1972, depois de um empate sem gols. Os dois jogos aconteceram no estádio do Morumbi.
Para o duelo entre os times nesta quarta (28), o novo técnico Ricardo Gareca ainda não estará em campo dando as instruções para os atletas. O treinador Ricardo Gareca é o sexto argentino da história do Palmeiras. Antes, o alviverde foi comandado pelos técnicos Jim Lopes (1950), Abel Picabéa (1952), Armando Renganeschi (1961), Filipo Nuñez (1960-1978 E 1979) e Alfredo González (1968).
Válido pela 8ª rodada do Brasileirão 2014, o encontro entre equipes será realizado no Prudentão, em Presidente Prudente, interior de São Paulo. O campo recebeu o duelo em uma única outra oportunidade, com vitória palestrina por 2 a 1. A partida aconteceu em 1995, também pelo Campeonato Brasileiro, e os gols do Verdão foram marcados por Müller e Edílson.
Ao todo, 23 campos de futebol – incluindo o Prudentão – já foram palco desta disputa entre paulistas e cariocas. O Maracanã, com 30 registros, seguido de perto por Palestra Italia (27) e Pacaembu (20), lidera o ranking de casas mais visitadas pelos dois times.
Treino
Mesmo após uma longa e extenuante viagem, que incluiu um trajeto de duas horas de avião entre Chapecó-SC e Campinas-SP e um trecho de ônibus que durou seis horas até Presidente Prudente-SP, o elenco palmeirense realizou um inusitado treino noturno na cidade onde enfrentará o Botafogo, nesta quarta-feira (28), às 19h30, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Os próprios jogadores, sem contato com a bola desde a derrota de domingo (25) para a Chapecoense, fizeram questão de ir ao estádio Prudentão.
O grupo, depois do aquecimento e do alongamento, participou de um recreativo, que durou um pouco mais de 30 minutos. O atacante Miguel, incluído na convocação por conta da lesão do meia Mendieta, foi a novidade.
Apesar do mando alviverde, a partida desta quarta-feira (28) será disputada em Presidente Prudente devido a uma solicitação da FIFA que reservou o Pacaembu para realização de treinos da Copa do Mundo. Com isso, como aconteceu na última quinta-feira (22), quando enfrentou o Figueirense em Araraquara, o Verdão escolheu levar o jogo para o interior paulista.
O Palmeiras ocupa a sexta colocação do Campeonato Brasileiro, com 12 pontos conquistados em seis partidas. Líder da competição, o Cruzeiro soma 16, apenas quatro a mais que o Verdão.
Veja a lista dos 20 relacionados para encarar o Botafogo:
Goleiros: Fábio e Vinicius
Laterais: Wendel, William Matheus e Victor Luis
Zagueiros: Lúcio, Marcelo Oliveira e Wellington
Volantes: Wesley, Renato e Josimar
Meias: Marquinhos Gabriel, Bernardo, Felipe Menezes e Patrick Vieira
Atacantes: Henrique, Diogo, Rodolfo, Miguel e Chico