
Camisa 8 santista está preocupado com a situação do gramado da Vila, que vem recebendo muitos jogos seguidos do time profissional e das categorias de base do clube
Santos e Palmeiras se enfrentam para saber quem será o grande campeão da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (25), às 22h, o embate será na Vila Belmiro. Já na outra semana, no dia 2 de dezembro, a derradeira e decisiva partida ocorre no Allianz Parque.
Para o confronto na Vila, o meia Renato diz que o Santos quer usar o bom desempenho atuando como mandante e conquistar uma vantagem para administrar no jogo em São Paulo. “A gente vai fazer um jogo de pressão pra cima do Palmeiras e esperamos conseguir uma vitória. Do outro lado tem uma equipe com muita qualidade, com mais entrosamento em relação a quando os enfrentamos na final do Campeonato Paulista”.
Renato afirmou que o Santos precisa ter a mesma atitude adotada nos confrontos contra o Corinthians e São Paulo, pelas fases anteriores da Copa do Brasil, tanto nas partidas como mandante, como quando for visitante.
Desde que Dorival Júnior assumiu o Peixe, foram 16 partidas com 15 vitórias e um empate na Vila Belmiro. No entanto, a situação do gramado preocupa o camisa 8 santista. “No jogo contra o Flamengo estava um pouco ruim. Não é desculpa, realmente atrapalha. A gente espera que ele esteja melhor para a final, mas temos que nos adaptar”, frisou Renato.
O meia também comentou sobre o momento do Palmeiras, que não vem conseguindo bons resultados nas últimas partidas. “Eles têm um elenco que não se conhecem bem. A gente sabe que o Palmeiras se reforçou muito esse ano, mas têm altos e baixos”.
Ao todo, o Verdão contratou 25 jogadores durante a temporada, além de trocar o comando técnico. Oswaldo de Oliveira não aguentou a pressão proveniente de maus resultados e, mesmo com o vice-campeonato paulista, perdido para o próprio Santos, deixou o Palestra Itália. Em seu lugar, o Alviverde acertou com Marcelo Oliveira, bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro nas temporadas de 2013 e 2014.

Maestro do meio-campo santista, Lucas Lima pode ficar suspenso do segundo jogo da final caso receba um cartão amarelo
Para a primeira partida, o Santos não tem nenhum desfalque. A atenção fica para o meia Lucas Lima que, com dois cartões, está pendurado. Caso o camisa 20 seja advertido com um cartão amarelo, ele ficará fora da finalíssima na nova arena palmeirense.
Pênaltis
Apesar da confiança da torcida santista, Renato admitiu que existe grandes possibilidades do título ser decidido em cobranças de pênaltis. “Os clássicos contra o Palmeiras são apertados. O Dorival sempre pede para que a gente treine aos finais dos trabalhos cobranças de penalidades. Não se pode menosprezar a equipe deles”.
O Palmeiras chegou a final justamente após vencer um disputa de pênaltis diante do Fluminense. Fernando Prass defendeu a cobrança de Gustavo Scarpa e o zagueiro Gum jogou por cima do gol alviverde.
Santos de Pelé x Palmeiras de Ademir
A final desta Copa do Brasil entre os dois rivais paulistas aguça a rivalidade, que teve seu auge na década de 60, onde o Santos de Pelé e o Palmeiras das equipes apelidadas de Academias disputavam a hegemonia estadual. Os dois clubes também são os que mais possuem títulos brasileiros. O Verdão possui 10 conquistas. Já o Peixe tem nove troféus de relevância nacional.