4º Varal do Design está com inscrições abertas | Boqnews
Varal do Design

Artes visuais

28 DE AGOSTO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

4º Varal do Design está com inscrições abertas

Evento aposta na descoberta de novos talentos do design gráfico nacional. Este ano, tem como tema “A Rua Resiste”

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O evento Varal do Design, único na região e com abrangência nacional, chega da quarta edição.

Desde a primeira edição, em 2013, a proposta da exposição é discutir temas relacionados à responsabilidade ambiental e social.

Neste ano, a ideia é refletir sobre a rua como lugar aberto, democrático, livre. É na rua que os diferentes se encontram, convivem. Às vezes colidem. Outras vezes se juntam. E, juntos, resistem.

A história ensina: Maio de 68, Revolução dos Cravos, Diretas Já, Primavera Árabe. Multidões tomam as ruas, erguem barricadas, clamam por mudanças.

Portanto, é na rua que a vida acontece, grita e se transforma. Não a rua como memória afetiva, mas como lugar-símbolo de resistência, luta, efervescência social e política. Além disso, na rua cabe todo mundo.

Futuro

Márcia Okida, professora, designer e curadora do evento, explica. “As questões que visam o aperfeiçoamento da sociedade precisam ficar cada vez mais visíveis e, para isso, precisam ser discutidas de todas as formas, não apenas se restringir ao discurso político. As pessoas precisam se responsabilizar pelas ações que afetam o nosso convívio e nossa sociedade e não importa se acontece aqui ou lá no outro lado do mundo. Quais são as atitudes que devemos ter daqui em diante? Esse é um tema de discussão urgente”.

Sediado em Santos, SP, o Varal do Design aposta na descoberta de novos talentos do design gráfico nacional.

A participação é aberta a estudantes, designers, artistas gráficos e profissionais de áreas afins de todo o país, com idade mínima de 18 anos.

Com data ainda a ser definida, a exposição será realizada no Sesc/Santos, que reforçou a parceria com Márcia Okida.

Expostos nas formas impressa e virtual, os cartazes selecionados serão divulgados nas redes sociais e no site do evento, cuja identidade visual foi criada pelo Estúdio Machina.

Crescimento

Nas edições anteriores, o Varal do Design foi considerado um sucesso pelos profissionais da área, já que o cartaz é uma das mais antigas e importantes formas de comunicação e expressão.

“De 2013 para cá aumentou muito o número de participantes e, na última edição, de 2017, batemos o recorde com 11 estados participantes e cerca de 300 obras enviadas. A nossa intenção é posicionar Santos no roteiro nacional do design gráfico”, ressalta Okida.

“Este ano esperamos um debate importante, pois o tema da mostra – “A Rua Resiste” – é urgente, possibilitando atitudes de impacto que vão resultar em reflexões que, com certeza, poderão ser postas em prática”, completa.

A exemplo das edições anteriores, já estão confirmados para a composição do júri profissionais renomados no design nacional e internacional.

As inscrições para o 4º Varal do Design vão até 30 de setembro de 2019 e podem ser feitas apenas no seguinte endereço:  [email protected].

Para mais informações (regulamento e ficha de inscrição): FacebookInstagram; e-mail [email protected] ou (13) 98111-8214.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.