O Instituto Arte no Dique abre inscrições para novas oficinas. São elas: Escrita Criativa, Produção Audiovisual, Balé, Teatro, Futsal, Gastronomia, Inglês e Desenho Gráfico.
Sendo assim, as inscrições gratuitas podem ser feitas presencialmente na sede da ONG, à rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube, a partir das 15h.
Contudo, uma das novidades é a oficina de balé, em parceria com o renomado estúdio Sabrina Coelho.
“Para nós do Studio de Dança Sabrina Coelho é um prazer muito grande fazer parte do Instituto Arte no Dique. E sabemos que inserir o balé neste projeto tem uma importância muito grande na vida das crianças e jovens no universo da cultura e da arte. Pois a dança, além da consciência corporal e todos os benefícios fisiológicos, é uma importante ferramenta cultural na transformação de uma sociedade”, explica Sabrina Coelho.
“Pretendemos, através das aulas de balé clássico, propiciar espaço da prática, desenvolvendo através da técnica clássica, importantes benefícios – corporal, cognitivo, onde o aluno pode expressar-se física e emocionalmente”, ressalta a bailarina.
Dessa forma, as aulas serão ministradas pela professora Andrea Moreira. “Essa parceria entre Arte no Dique e o Studio de Dança Sabrina Coelho é de grande importância para a história que estamos construindo, porque cria uma ponte direta com algo que sempre desejamos fazer. Oferecer condições iguais de todos os participantes mostrar seu potencial e criar uma relação entre o balé clássico e a inclusão social”, conclui Sabrina.
Além disso, outra oficina que é novidade é a de Escrita Criativa, que será ministrada pelo jornalista, escritor e crítico de cinema André Azenha.
“Pretendemos instigar a paixão pela escrita, que é a base de todas as artes e tem a capacidade de estimular a criatividade, o raciocínio e abrir caminhos para demais linguagens artísticas”, detalha André.
Escrita Criativa – Quinta e Sexta
16h – 17h (11 – 14 anos) e 17h00 – 18h00 (maiores de 15 anos)
Produção Audiovisual – Quarta e Sexta
19h até às 20h (15 – 25 anos)
Balé – Segunda e quarta (em parceria com o Estúdio Sabrina Coelho)
16h – 17h (09 – 10 anos) 17h – 18h (11 – 12 anos) 18h – 19h (07-08 anos) atividade mista (meninas e meninos)
Teatro – Sexta-feira
16h – 17h (10 -13 anos) e 17h00 – 18h00 (14-17 anos)
Futsal – Seg – Qua-Sexta
16h – 17h (09 – 10 anos) 17h – 18h (11 – 12 anos) 18h – 19h (07-08 anos) atividade mista (meninas e meninos)
Gastronomia – Quarta-feira
15h até às 18h maiores de idade
Inglês – Quarta-feira
17h até às 18h maiores de 15 anos idade
Design Gráfico -Terça e quintas
18h – 19h (+ 15 anos) 19h – 20h (11 – 14 anos)
Dessa maneira, em 2023, o Instituto Arte no Dique tem o patrocínio das empresas Santos Brasil, Bandeirantes Deicmar, Wilson, Sons e DPWorld.
Sobre o Arte no Dique
28 de novembro de 2002. Nessa data foi lançada a pedra fundamental do Instituto Arte no Dique.
No entanto, passados 19 anos, mais de 15 mil pessoas, em grande parte moradores do Dique da Vila Gilda, em Santos, frequentaram as oficinas da instituição, tiveram acesso à cultura e à arte.
Sendo assim, “Cultura como um todo”, como costuma dizer o presidente da ONG, José Virgílio Leal de Figueiredo, já que o Arte no Dique trabalha, com seus colaboradores, alunos, frequentadores, parceiros, a questão da cidadania.
Desde a entrega semanal de leite para a comunidade, até as oficinas de percussão (que deram início ao projeto), violão, dança, informática, customização, as exibições de filmes seguidas de debates, shows. Artistas de renome como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Sergio Mamberti, Lecy Brandão, Wilson Simoninha, Hamilton de Holanda, Armandinho Macedo, Luiz Caldas, Geraldo Azevedo, Luciano Quirino, entre outros, já se apresentaram no espaço.
Desse modo, diariamente, cerca de 600 pessoas participam do projeto, que tem a missão de oferecer oportunidade de transformação e desenvolvimento humano e social a crianças, adolescentes, jovens e adultos através da participação da comunidade em ações educativas, de geração de renda, meio ambiente e valorização da cultura popular da região.
Portanto, o trabalho sério, que gerou importantes resultados inclusivos, levou a instituição a tornar-se referência em inclusão social, no Brasil e no exterior, sendo convidada diversas vezes festivais e congressos.
Além disso, para outras informações acesse www.artenodique.com.br