Arte no Dique lança primeira coleção da grife ECODIQUE | Boqnews

ETC

05 DE DEZEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Arte no Dique lança primeira coleção da grife ECODIQUE

O Instituto Arte no Dique lança no dia 11, quinta-feira, às 19 horas, aprimeira coleção da grife ECODIQUE, formada nas oficinas de Moda e Design com Materiais Reciclados, em Cubatão, em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi. As estampas nas peças foram criadas a partir de imagens de autoria do fotógrafo Araquém Alcântara. O desfile […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Instituto Arte no Dique lança no dia 11, quinta-feira, às 19 horas, a
primeira coleção da grife ECODIQUE, formada nas oficinas de Moda e Design com Materiais Reciclados, em Cubatão, em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi. As estampas nas peças foram criadas a partir de imagens de autoria do fotógrafo Araquém Alcântara. O desfile será realizado no Esporte Clube Cubatão, na Rua Miguel Couto, 711, Centro. O evento será  fechado para convidados.

Preocupado com o desenvolvimento sustentável, o Arte no Dique e as
instituições parceiras apresentam um desfile que conta com roupas feitas a partir de garrafas pets.

Utilizando-se de malhapet, produzida pela Industria Têxtil Budi que utiliza
a Ecofibra do Grupo Unnafibras, todas as peças serão certificadas por TAGs dessas empresas garantindo a procedência da matéria prima.

Sobre o desfile


O desfile será dividido em três momentos. No primeiro, haverá a apresentação da banda percussiva Querozinho, do Instituto Arte no Dique. Em seguida, serão apresentadas as coleções que compõem os TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) dos alunos do curso de Moda e Negócios, da Universidade Anhembi Morumbi, que participaram do estágio. Onze alunos apresentarão suas coleções, incluindo duas coleções infantis.

O terceiro momento, e o mais esperado, é a apresentação da coleção ECODIQUE.
As camisetas, compostas por 50 % de poliéster proveniente do processo de reciclagem de PET, e 50% de algodão.

Juntamente com a coleção de camisetas femininas, serão desfiladas as bolsas confeccionadas pelas alunas do curso de Moda e Design com Materiais Reciclados, o tecido utilizado é composto por 100% poliéster, produzido pela Industria Têxtil Aziz Nader, proveniente do processo de reciclagem de PET da Unnafibras. E também as bolsas e acessórios em fibra de bananeira produzidas pelas seguintes alunas de nosso curso: Andreza Alves Fernandes de Abreu e Maria Helena da Silva.


Sobre a Coleção Verão


A coleção Verão é composta por seis modelos de camiseta: três modelos
femininos e três masculinos. Tradicional com mangas curtas com estampa
feminina, tradicional com mangas curtas com estampa masculina, regata
feminina, regata masculina, sem mangas masculina (machão) e baby-look
feminina. Neste lote serão produzidas 600 peças da primeira coleção.


O tecido utilizado é composto por 50% fibra de poliéster e 50% algodão,
produzido pela Industria Têxtil Budi (Linha Eco Budi Fibra PET Reciclado) com fibra poliéster proveniente do processo de reciclagem da Unnafibras nas cores preto e branco.

As estampas foram inspiradas nas imagens do fotógrafo Araquém Alcântara e serão estampadas por processo tradicional de silk-scren com tinta ecológica à base de água e definirão a coleção unissex e a coleção feminina e masculina.

A coleção foi criada através de um concurso de propostas entre os alunos formandos nos cursos de Negócios da Moda e Moda e Design da Universidade Anhembi Morumbi e tendo como vencedoras as propostas executadas pelas alunas Tatiana Mayumi Sakamoto, suas estampas comporá a coleção unissex, Renata Kalil, com estampas masculinas e femininas e Daniele Shimada Calil cujas estampas farão parte da próxima coleção da ECODIQUE. 

Cenário


O cenário do desfile foi montado com painéis criados coletivamente pela
oficina de Arte e Reciclagem, tendo como base os desenhos criados por duas alunas da comunidade. Usando-se técnica do artista plástico André Costa, que propõe o reaproveitamento de vinil adesivo, que é descartado com freqüência pela empresas de comunicação visual, o cenário possui um material a base de petróleo e que demora aproximadamente de 700 a 900 anos para se decompor.


Comercialização

O primeiro lote da coleção verão tem caráter promocional. As peças serão distribuídas para pessoas ilustres e formadores de opinião para a geração de eventos de marketing que deverão auxiliar na promoção da grife e na atração da empresa que fará o plano de marketing e divulgação da ECODIQUE. A partir do desfile estaremos aceitando pedidos de peças desta coleção para revenda em lojas e também de peças avulsas para particulares.


Sobre o Instituto Arte no Dique


O Instituto Arte no Dique, organização não-governamental, sem fins
lucrativos, desenvolve trabalho sócio-cultural com a população do Dique da Vila Gilda na Zona Noroeste de Santos, numa das regiões mais carentes da cidade, com uma população de 22 mil habitantes vivendo em condições precárias, em palafitas à beira do mangue, sobre o Rio Bugre.


Tem como proposta a realização de ações, oficinas e cursos
profissionalizantes, regidas pelos princípios da inclusão social, pesquisa e
valorização da cultura local, aquisição de conhecimentos específicos do
mundo da arte e cultura que possibilitam a ampliação do universo cultural,
assim como a descoberta de talentos, saberes e habilidades pessoais que
podem ser direcionadas à formação profissional com qualidade, abrindo também perspectivas de sonhar e transformar projetos de vida na direção de um futuro promissor em contraponto à realidade vivida com altos índices de miséria, evasão escolar, desemprego, criminalidade, drogas e violência.


Atualmente, oferece oficinas de Moda, Educação Ambiental, Artes Cênicas, Audiovisual, Dança, Customização e Percussão.


 


 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.