Banda cubatense participa de projeto do Ministério da Cultura | Boqnews
15 de março de 2010

Banda cubatense participa de projeto do Ministério da Cultura

O Grupo Afrobanda de Cubatão foi selecionado como Ponto de Cultura do Estado de São Paulo. É a primeira instituição da cidade a participar do projeto do Ministério de Cultura que garante o repasse de 185 mil reais, divididos em cinco parcelas semestrais, para compra de instrumentos, figurinos, produção de espetáculos e eventos. O lançamento do Afrobanda como Ponto de Cultura será dia 17/3 às 9h na sede do projeto, que funciona na Vila Natal (rua São Francisco de Assis, 70).

O programa oferece aulas de percussão e dança a jovens da cidade. Embalados principalmente pelos ritmos afrobrasileiros, os jovens se dedicam à arte, se aperfeiçoando no estudo da música. Atualmente são atendidas cerca de 60 crianças e adolescentes, e as aulas acontecem no Centro de Capacitação Comunitária da Vila Natal.

A implantação do Projeto Pontos de Cultura começou em 2004, com a missão de revelar, reconhecer e reverenciar a cultura brasileira em suas diferentes atuações. Essas iniciativas foram, então, selecionadas por meio de edital público. Posteriormente, essas entidades firmaram convênio com o Ministério da Cultura (MinC). Para se transformar em um ponto de cultura do bairro, da comunidade, da cidade, é preciso ser uma organização da sociedade civil e desenvolver atividades culturais transversais, além de ter uma gestão compartilhada entre entidade, poder público e comunidade. Atualmente há cerca de 2500 Pontos de Cultura espalhados em todo território brasileiro.  
 
Grupo Afrobanda
Conhecido como um grupo de pesquisa e apresentação de repertório afrobrasileiro, os jovens do Afrobanda fazem o maior sucesso. Com 27 músicos na percussão, trompete, trombone, saxofone, contrabaixo, guitarra, teclado e canto, além do grupo de dança, o Afrobanda vem se destacando em várias apresentações no estado de São Paulo, sempre com a preocupação de divulgar os ritmos afrobasileiros, bem como o repertório de grandes artistas como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Sandra de Sá, Olodum, entre outros. O Afrobanda teve início em 2006, dentro da Sociedade São Vicente de Paulo. Ao longo desse tempo, os jovens se apresentaram em  teatros, escolas, centro de convenções, indústrias de Cubatão e foram tema de várias reportagens para jornais e TV, além de desenvolver projetos próprios como o Batucasom, com repertório totalmente erudito apresentado no Conservatório Municipal de Cubatão.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.