Faltando uma semana para o Carnaval em Santos, a cidade e os amantes dessa festa já respiram o clima carnavalesco.
O desfile das escolas de samba de Santos ocorrerá nos dias 21 e 22 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz (Castelo) – antes do Carnaval tradicional.
Preparação
De acordo com o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal, o projeto começou em setembro com o sorteio das agremiações para saber a ordem dos desfiles. “De lá para cá houve a decisão dos sambas enredos dentro das agremiações também, com a competição acontecendo e nós, no processo licitatório, preparando todo planejamento estrutural para o desfile, deixando tudo preparado. Depois disso, as reuniões se intensificaram também entre ligas, agremiações, Prefeitura e sociedade civil para juntos construirmos o carnaval dos carnavais, que tem crescido muito”.
Ele acrescenta que a antecipação do desfile foi muito assertiva e resultou no intercâmbio cultural, assim como na profissionalização do Carnaval com esse intercâmbio. Portanto, a consequência é que profissionais do Rio de Janeiro e de São Paulo vão trabalhar em Santos e os carnavalescos e profissionais da região também trabalham nas demais cidades. “E isso faz o Carnaval de Santos ficar cada vez maior”.
“Eu não meço minha régua entre ser o 2º ou 3º melhor Carnaval, mas eu quero que a gente sempre faça o nosso melhor Carnaval. É dessa forma que eu vejo”.
“Eu acho que isso tem acontecido. É um carnaval metropolitano, é a raiz do nosso Carnaval, que atende todas as cidades da Baixada Santista. Existem escolas de Guarujá, Cubatão, São Vicente desfilando, e o público também. Por isso, fazemos uma semana antes do feriado, para o público regional poder curtir nosso Carnaval. Então é um carnaval metropolitano, que está cada vez maior”.
União Imperial
De acordo com o presidente da União Imperial, Luiz Alberto a preparação está difícil e os maiores desafios são financeiros, que foram superados com eventos e busca de patrocinadores. Ele também comenta sobre a expectativa para o desfile. “Nenhuma, faremos o melhor e o resto fica com os jurados.”
Desse modo, sobre as inovações ou novidades que os foliões podem esperar este ano, tanto em termos de fantasia quanto de alegorias, o presidente comenta que de acordo com as possibilidades da escola será cumprido o que o carnavalesco criou para apresentar na avenida.
Real Mocidade
Segundo presidente da Real Mocidade, Edson Ferreira, a escola está praticamente com 80% concluído e agora resta apenas a etapa final para estar levando a agraemiação para avenida para o próximo dia 21.
“A expectativa é que façamos um bom desfile na sexta-feira. A expectativa é que façamos um excelente Carnaval e apresentação fechando a noite de sexta-feira”.
Amazonense
Segundo o carnavalesco da Amazonense, Renan de Carvalho, as expectativas são as melhores, pois está sendo finalizada a última alegoria e alguns detalhes a serem feitos. “Estamos confiante de que o título vem para Ilha de Santo Amaro”, diz.
De acordo com o carnavalesco, um dos principais desafios é o dinheiro, pois a subvenção é R$ 200 mil, quatro vezes menos que os gastos. “Esse é o nosso maior desafio. A grana é curta, mas nos desdobramos e conseguiremos fazer um Carnaval incrível”.
Sobre as inovações, ele aborda que ela estará na bateria com a lira, que não é um instrumento tradicional de uma escola de samba e promete emocionar na avenida.
Bandeirantes do Saboó
O presidente da Bandeirantes do Saboó, Wellington Reis informa que os preparativos estão a todo vapor, trabalhando dia e noite para mostrar um espetáculo a altura do público do carnaval santista.
“A expectativa é de um bom desfile, marcante, alegre e divertido, trazendo vários elementos que representam não só nosso patrimônio como também, nossa cidade.”
Sobre os principais desafios enfrentados pela escola de samba, ele comenta que são inúmeros, cada ano que passa a escola tenta aumentar o espetáculo para alcançar maiores resultados.
“O desafio esse ano são as alegorias, em especial. Nos últimos 10 anos, a escola vinha com um único carro alegórico e 1 quadripé. Este ano, só nos carros alegóricos serão 3. Com isso, o nosso foco está aí, para que tudo ocorra como desejamos e contratamos Leandro Pimentel para coordenar esta parte, um dos melhores para confecção de estrutura e ferragens.”
X9
Já o carnavalesco da X9, Amauri Santos, a preparação da escola está a todo vapor, com detalhes em fase de conclusão, com as alegorias e fantasias, apenas restam os retoques finais para as saídas das alegorias do barracão e a logística de fantasia.
“A expectativa é a melhor possível, não só para mim, mas para toda a escola. Nós temos um bom samba, boas alegorias, boas fantasias e acredito que não há um segmento que esteja deixando a desejar, temos uma escola cantando muito samba, evoluindo também, temos uma equipe muito boa e temos o carnaval pronto e a expectativa é a melhor possível”.
Dessa forma, Santos acredita que um dos maiores desafios não seja nem somente para X9, mas para todas as co-irmãs é trazer um Carnaval a nível de Santos e que o público merece.
“Com a verba reduzida, precisamos usar de grandes artifícios e sabemos que o desafio é maior para o nosso presidente, Caio Cézar para colocar verba para atender um projeto que eu considero que seja grandioso desse ano da X9”.
“Então, eu acho que o desafio é mais para o presidente do que para mim e temos um projeto e gostaríamos que fosse executado, então o presidente corre atrás para que isso seja feito da melhor forma possível. Estou vendo o sacrifício dele e o empenho também, talvez seja esse o maior desafio”.
Padre Paulo
Segundo o diretor cultural e enredista da Padre Paulo, Gregório Marques, está tudo correndo dentro do esperando, e a escola está ansiosa para dar um show na avenida. “As expectativas são as melhores estamos trabalhando muito para que dê tudo certo”.
Ele ainda menciona que os desafios são sempre os mesmos, verba apertada e tempo curto, porém isso é superado pelo trabalho e dedicação de todos na escola.
Sobre as novidades para avenida, ele aborda que as fantasias estão lindas, os carros em reta final de preparação estão no mesmo caminho e o público deve esperar uma grande festa com uma escola cantando seu samba com amor e orgulho de ser Padre Paulo.
Imperatriz Alvinegra
De acordo com o intérprete oficial da Imperatriz Alvinegra, Hermes Sobral, apesar das adversidades, a escola luta contra o tempo para estar tudo pronto para o grande dia, muito confiante na força de sua comunidade.
“A expectativa é de um desfile impecável com garra pra contagiar a passarela. E as alegorias estão sendo nosso maior desafio, pois estão sendo feitos na rua, já que não conseguimos pagar um barracão.”
Império da Vila
Já o mestre de bateria e presidente da Império da Vila, André Fernandes aborda que a escola está na reta final com 90% pronto, restando poucos detalhes e na expectativa do grande dia.
Sobre a expectativa, é de fazer um belíssimo desfile com um lindo visual e bastante samba no pé e alegria e alcançar o objetivo de ser campeão e voltar ao grupo especial.
Fernandes também menciona os desafios. “O grande desafio é fazer a construção de nossas fantasias e carros somente com valor de fomento e o que nos é repassado, mas com muita criatividade e reciclagem colocaremos um grande carnaval na avenida”.
Vila Mathias
O presidente da Vila Mathias, Vincius Mendes informa que a preparação está a todo vapor, pois a reta final é mais delicada, possui a parte de decoração, manutenção de instrumentos e entrega de fantasias.
Ele conta que a expectativa é sempre muito boa e a escola fará um belo desfile, bem organizado e com responsabilidade.
Com relação aos principais desafios, Mendes menciona que é o dinheiro. “Na verdade, o nosso principal desafio e acho que de todas é o dinheiro, pois é pouco para o espetáculo que todas apresentam, mas com muito força de vontade e fé, a gente consegue desenrolar.”
Brasil
A secretária da Brasil, Paloma Franco menciona que a escola está nos preparativos finais da festa. “Estamos a todo vapor, bem encaminhados, cuidando dos últimos detalhes para que saia tudo perfeito no dia do nosso desfile”.
Ela aborda que a expectativa é alta e a escola está esperançosa em relação ao desfile, após um ano árduo de trabalho e de muitas dificuldades. “Esperamos que todo o nosso empenho seja refletido na Passarela do Samba. Estamos trabalhando bastante para isso.”
Quanto aos desafios, foram a falta de quadra/espaço próprio, um fator muito limitante para a escola. “Para ter noção, nós tívemos mais de 10 ensaios gerais cancelados devido às chuvas.”
Ordem dos desfiles
No dia 21 de fevereiro desfilarão três escolas do Grupo de Acesso (Imperatriz Alvinegra, Vila Mathias e Zona Noroeste) e, em seguida, quatro escolas do Grupo Especial (Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense, X-9 e Real Mocidade).
Já no sábado, 22 de fevereiro, apresentam-se primeiramente quatro agremiações do Acesso (Brasil, Dragões do Castelo, Padre Paulo e Império da Vila) e, na sequência, mais quatro do Especial (Independência, Unidos dos Morros, União Imperial e Sangue Jovem). TVs Santa Cecília e Tribuna transmitem.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.