Centro Histórico terá domingo cultural com Música no Bulevar | Boqnews

ETC

19 DE OUTUBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Centro Histórico terá domingo cultural com Música no Bulevar

A mais tradicional e charmosa via do Centro Histórico de Santos ganhará no próximo final de semana os acordes da Música Popular Brasileira, do Chorinho, da Bossa Nova, da música erudita e de ritmos português. O projeto Música no Bulevar leva para a Rua XV de Novembro apresentações de grupos da região entre 10 e […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A mais tradicional e charmosa via do Centro Histórico de Santos ganhará no próximo final de semana os acordes da Música Popular Brasileira, do Chorinho, da Bossa Nova, da música erudita e de ritmos português. O projeto Música no Bulevar leva para a Rua XV de Novembro apresentações de grupos da região entre 10 e 14 horas de domingo, dia 24. O evento, gratuito, será realizado na esquina com a Rua do Comércio, bem em frente ao bulevar da XV.


A programação terá início com o Rancho Folclórico Madeirense, do Morro São Bento. Vestidos com trajes típicos da Ilha da Madeira, os mais de 40 componentes do grupo, entre imigrantes portugueses e seus descendentes, mostrarão um pouco da dança e da música típicas daquela região.


Segundo a presidente do rancho, Claudete Pereira de Sousa, os bailados obedecem a ritmos suaves, executados com certa lentidão pelos membros da tocata, a partir de instrumentos como o acordeon, violão, bumba, castanhola de folha, pandeiro, pau de bichos, pau de bonecos e sininho.


Fundado em 1975, o rancho madeirense tem como principal objetivo preservar e divulgar o folclore português ao povo brasileiro e manter vivas as tradições lusitanas junto aos imigrantes e os seus descendentes.


MPB e Fado
Logo após a apresentação do Rancho Folclórico, subirá ao palco o trio de MPB e Fado formado pelo tecladista Jaime Augusto, o trompetista Cláudio Ricardo e a vocalista Carla Lemos, uma típica “cantadeira” da música portuguesa. No repertório do trio estão desde os fados mais tradicionais interpretados por Carlos do Carmo e pela diva do fado, Amália Rodrigues, até canções contemporâneas de fadistas como Mariza e Dulce Pontes. Quem for ao Centro neste dia poderá ouvir, por exemplo, músicas como “Só nós dois”, “Nem às paredes confesso” e “Canção do Mar”.


Encerrando a programação musical, às 13 horas, quem se apresenta é o Quarteto Carobandé. O repertório do grupo, formado por Marcos Canduta (violão), Débora Gozzoli (flauta), Rossana Gomieiro (violoncelo) e Ulisses Nicolai (violino), é bem eclético e variado. Com músicas instrumentais, o quarteto toca desde composições da Música Erudita, como Vivaldi, até canções da Bossa Nova, Chorinho, MPB, Baião e Tango.


O objetivo do evento, que está em sua segunda edição, é movimentar o Centro Histórico no domingo e agitar a agenda cultural nesta área da cidade. O local é estratégico: aliado a pontos turísticos do Centro, como o bonde, o Outeiro de Santa Catarina, o Panteon dos Andradas, o Monte Serrat e a Bolsa Oficial do Café, a iniciativa proporciona um domingo inteiro de atividades para a família, tanto para turistas quanto para santistas.


O comércio aposta na ideia. Além do restaurante português Quinta da XV, financiador do projeto, que já funciona normalmente aos finais de semana, outros estabelecimentos das redondezas abrirão as portas no domingo do evento. Entre eles estão: a cafeteria Naumann Gepp, que oferecerá degustação gratuita do produto comercializado pela exportadora do grupo, e os restaurantes Largo do Café e Café Central. Somente em caso de chuva, o evento será adiado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.