Cidade das curiosidades | Boqnews

ETC

04 DE FEVEREIRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Cidade das curiosidades

Almanaque de Santos é o nome da revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS), que começa a ser vendida a partir deste mês. A publicação é uma parceria entre o Instituto e o jornalista Sergio Willians, que além de editor da publicação, é escritor de diversas passagens da história santista. Segundo ele, não […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Almanaque de Santos é o nome da revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS), que começa a ser vendida a partir deste mês. A publicação é uma parceria entre o Instituto e o jornalista Sergio Willians, que além de editor da publicação, é escritor de diversas passagens da história santista. Segundo ele, não existe uma publicação semelhante desde 1871, por isso, o santista que desejar saber sobre a história da Cidade onde mora não conta com publicações específicas.



“Os santistas sempre estiveram à frente nas questões de difusão cultural e de conhecimentos gerais sobre o mundo. Nossa principal missão é oferecer ao leitor um conhecimento mais amplo da história santista, mas de um modo mais leve, com muitos recursos visuais. Não há melhor forma de ensinar alguém do que pela via das curiosidades, do diferente. Tanto para a difusão da história, como para o da geografia, que é abordada na revista dentro das sessões de atualidades”, explica Willians.


O Almanaque de Santos é um projeto contemplado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Sabesp e custa R$ 12. A revista terá 10 mil exemplares por edição (serão quatro em 2011), com circulação em fevereiro, maio, agosto e novembro. “A ideia é que o projeto consiga se manter em outros anos, mas para isso é preciso que ele seja aprovado e haja patrocínio”, explica.


A edição inaugural traz sete reportagens. Inclusive uma sobre as igrejas que não existem mais, além dos 140 anos da Associação Comercial de Santos, os projetos arquitetônicos do Paço Municipal que não vingaram, a história dos almanaques publicados em Santos, a Ilha Urubuqueçaba, a água encanada (matéria de capa), e a história do remo, o primeiro esporte praticado no município.


“Há uma foto do cais do Valongo, de 1910, que mostra a preparação para uma regata, onde é possível identificar os remadores do Clube Saldanha da Gama. Imagem maravilhosa que descobrimos no acervo do Clube Espéria, de São Paulo”, diz Willians.


Segundo o presidente do IHGS, Paulo Gonzalez Monteiro, a publicação vai de encontro aos objetivos do Instituto. “Há pelo menos 40 anos o instituto não conseguia lançar uma publicação de porte. Esta é a política que adotamos a partir de 2008 e que começa a dar seus primeiros passos agora. O IHGS está na Cidade para contribuir na formação das pessoas como cidadãos. Um povo sem conhecimento de seu passado não tem como dar passos para o futuro”, ressalta.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.