ETC
Saúde

Cine Roxy apresenta fime sobre depressão e bate-papo com psiquiatras

A sessão é gratuita e necessita fazer inscrição pelo telefone 3797-8777

22 de setembro de 2019 - 11:44

Da Redação

Compartilhe

‘Narrativa da Angústia Própria’, sobre  jovens que enfrentaram a depressão, em um embate pela vida, é o documentário que o Cine Roxy 4 (Av. Ana Costa, 465, Gonzaga, Shopping Pátio Iporanga, 1º piso) apresenta na terça-feira (24), às 21h.

Na sequência, haverá bate-papo com os psiquiatras Sidney Gaspar, Javert Falleiros e o crítico de cinema André Azenha, com coordenação do psiquiatra Fernando Venturini.

A sessão é gratuita.

No entanto, mas é preciso fazer inscrição pelo telefone 3797-8777.

Com 36 minutos, foi produzido, inicialmente, para a disciplina Documentário, da Faculdade de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP).

Segundo a ONU, 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo – uma pessoa a cada 40 segundos.

No Brasil, o suicídio tornou-se a 4ª causa de morte entre jovens.

Contudo, em Santos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 26 suicídios em 2017.

Portanto, média de 1 a cada 15 dias.

Além de 58 tentativas (média de 1 por semana).

 

Setembro Amarelo

A campanha brasileira de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, surgiu em 2015, iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV); do Conselho Federal de Medicina (CFM); e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O período do ano foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em uma resolução da International Association for Suicide Prevention.

A apresentação do documentário e a discussão sobre seu conteúdo são iniciativas do Pólo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista (PAI); CineZen Cultural; Santos Film Fest; Videocamp e o Cine Roxy, que uniram forças para a realização da sessão especial.

LEIA TAMBÉM: