ETC
Sua saúde

Saiba quais podem ser os principais motivos para uma dor de dente

A qualquer sinal de dor de dente, o paciente deve procurar um dentista para evitar que o problema se agrave.

18 de dezembro de 2018 - 20:49

Publieditorial

Compartilhe

Os dentes formam uma região muito sensível e suscetível a diferentes fatores capazes de impactar de forma negativa nossa saúde bucal.

Essas condições, por sua vez, muitas vezes causam uma dor de dente que pode ser extremamente incômoda e desagradável.

Por isso, é comum ouvirmos que a cavidade bucal é uma área que deve receber nossa total atenção e uma limpeza adequada.

Afinal os dentes e a gengiva podem ser afetados por doenças, desde cáries, gengivite, bruxismo, sensibilidade e diversos outros dolorosos quadros.

Com tantas opções, é um verdadeiro desafio descobrir o que realmente está afetando seus dentes e causando aquela dor insuportável, não é mesmo?

 

A qualquer sinal de dor de dente, o paciente deve procurar um dentista para evitar que o problema se agrave. Foto: Divulgação

 

Veja abaixo alguns dos principais motivos para esses incômodos:

 

1. Cárie

A doença cárie é formada por bactérias que se alimentam da sacarose presente nos alimentos açucarados e a transforma em um ácido capaz de corroer os minerais presentes nos dentes até destruí-los completamente, em uma perspectiva mais negativa.

Conforme o avanço desse quadro, a cárie penetra no local em que estão as terminações nervosas. Nesse momento será possível sentir uma dor localizada e extremamente desagradável.

 

2. Retração gengival

Nesse quadro, a gengiva se retrai e os dentes ficam mais expostos. Essa condição costuma avançar lentamente e pode acontecer em um ou mais dentes.

O avanço dessa doença causa a exposição da raiz do dente, o que por sua vez é responsável por proporcionar dores e incômodos nos dentes afetados.

 

3. Traumatismos nos dentes

Afinal, muitas pessoas costumam ser afetadas por choques e traumatismos nos dentes.

Porém, só algum tempo depois que poderá ocorrer a mortificação da polpa, o que pode gerar dores e incômodos na região.

Sendo assim, é extremamente importante consultar um dentista após qualquer traumatismo à boca.

Além disso, os praticantes de esportes que envolvem contato devem utilizar protetores bucais e itens de segurança, que podem ser produzidos em um consultório odontológico com o material adequado.

 

Fatores que podem ocasionar problemas

Apesar de milhões de pessoas sofrerem com esses problemas, existem alguns fatores que aumentam a probabilidade do contato com essas condições.

Portanto, confira uma lista com as principais variáveis que podem afetar a sua saúde bucal:

 

Idade

A idade pode influenciar na vulnerabilidade de cada pessoa para sofrer com os quadros citados acima.

Uma criança ou adolescente, por exemplo, está mais propensa a sofrer com cáries e alguns outros problemas, pois a dentição ainda não está estabilizada como a dos adultos.

Por outro lado, algumas condições periodontais costumam aparecer com a idade. Dessa forma, é importante não descuidar da higiene bucal em nenhum momento de sua vida.

 

Alimentação inadequada

Além disso, todo mundo já ouviu em algum momento da vida sobre como o excesso no consumo de açúcar pode ser prejudicial, não apenas para os dentes, mas também a saúde em geral.

Além de propiciar a doença cárie, o consumo de muitos doces pode causar diabetes e outras doenças piores.

Diante disso, os dentistas dizem que não é necessário cortar totalmente o açúcar, basta controlá-lo e ter uma excelente higienização bucal.

 

Escovação da forma incorreta

Portanto, uma escovação possui como objetivo realizar uma limpeza completa no trato bucal, eliminando bactérias e evitando o desenvolvimento de possíveis situações danosas à saúde da boca.

Sempre é importante pontuar que:

● é importante escovar os dentes ao menos três vezes durante o dia, após as refeições;
● não utilize creme dental em excesso;
● realize a limpeza em todos os espaços de sua boca, especialmente em todas as superfícies dentárias;
● para aprender a realizar a escovação “perfeita”, consulte um dentista.

 

O que fazer?

Ao sentir qualquer dor ou incômodo nos dentes é extremamente importante consultar um dentista e realizar um check-up.

Atualmente, existem exames complexos capazes de fornecer uma análise completa da dentição e da saúde bucal em geral de uma pessoa.

Muitas vezes sentimos uma pequena dor nos dentes ou na gengiva, mas acreditamos que é algo passageiro e que deve melhorar com o tempo.

Assim, a verdade é que essa situação pode revelar um grande problema que, se não for tratado, pode acarretar em graves consequências.

Por tudo isso, é importante visitar um dentista regularmente, realizar uma boa higienização dentária (escovação e uso de fio dental) e evitar o consumo exagerado de doces.

LEIA TAMBÉM: