Confira os enredos das escolas de samba de Santos em 2023 | Boqnews
Foto: Arte Ronaldo Malacarne

Carnaval

10 DE FEVEREIRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Confira os enredos das escolas de samba de Santos em 2023

Passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste, volta a receber o desfile das escolas de samba na retomada do carnaval santista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após dois anos interrompidos por conta da pandemia da covid-19, os desfiles na passarela do Samba Dráuzio da Cruz na Zona Noroeste em Santos voltaram.

Para entrar no clima, confira os enredos das escolas de samba. Portanto, serão 16 agremiações que irão passar pelo sambódromo, sendo grupos especiais e de acessos na sexta (10) e sábado (11).

Dragões do Castelo

Nesse ano, a Dragões do Castelo vai à passarela com o enredo: ‘Tempo – O Alimentador de Sonhos’. Ela levou o vice-campeonato do grupo de acesso em 2014.

Todavia, o tema teve auxílio da comunidade em 2020 por meio de uma enquete, solicitando a cada um que descrevesse seu sonho.

Dessa forma, o samba foi escrito por Abraão Santos, Felipe Lima, Marcus Lopes, Gabriel Nunes, Iuri Santos, Duda e Cezynha 7 Cordas. O intérprete oficial é Márcio França. A escola de samba desfila com 750 componentes, 10 alas e um carro alegórico.

Unidos da Zona Noroeste

‘Meu Galo pede respeito e diz não à intolerância e ao preconceito’, é o enredo da Unidos da Zona Noroeste com objetivo em enaltecer as minorias e a importância de um olhar de igualdade a todos.

Último título pelo grupo 1 em 2020. Escola tem 600 componentes, 12 alas, um carro alegórico e um quadripé.

Contudo, na composição: Márcio Arcas, Fernando Negrão, Alê Lopes e Toninho 44. Ademarzinho do Cavaco é o intérprete oficial.

Bandeirantes do Saboó

Campeã do grupo de acesso em 2014, a escola vai pedir as bênçãos de um dos orixás mais próximos da humanidade, segundo as religiões de origem africana, com o enredo ‘No rufar do tambor, exalto meu protetor! Salve Ogum!’.

Sendo assim, representado pela figura de um guerreiro, Ogum é tido como senhor da metalurgia ligado à luta e ao trabalho.

Além disso, a inspiração veio em homenagear a luta contra a pandemia. A escola terá 400 componentes, 10 alas, um carro alegórico e um quadripé. Composição assinada por Ademarzinho do Cavaco, Michel Mich e Toninho 44. O intérprete oficial é Agnaldo Amaral.

Vila Mathias

Com a meta de exaltar a fé de origem africana, a Vila Mathias chega com o enredo ‘Quem me protege não dorme’.

Além disso, ela foi campeã do grupo de acesso em 2012.

Desse modo vem com 800 componentes, 15 alas, 1 carro alegórico e um tripé. O samba é de autoria de Nikinha, Márcio Pessi, Hermes Sobral, Zé Robertto e Samuel Bussunda. O intérprete é Chrystian Santos.

Brasil

Campeão do grupo especial em 2007, a Brasil vem com o enredo ‘Meu nome é Brasil, meu sobrenome é vitória. Delirei, afinal é carnaval!’.

Dessa maneira, houve a escolha para homenagear, suas vitórias, os baluartes que a escola perdeu ao longo dos últimos anos.

Ademais, o enredo tem narração em primeira pessoa pelo Zé Carioca, mascote da escola.

No entanto, é composto por Rudney Fernandes, Edirley Fernandes, Junior Bicalho e Nino Barbosa.

Com 1.300 componentes, 13 alas, dois carros alegóricos e um quadripé. Assim como a principal voz da Brasil será a do intérprete Junior Bicalho.

Mocidade Amazonense

Último título em 2009 pelo grupo especial. De Guarujá, vem a Mocidade Amazonense. Dessa forma, celebrando suas cinco décadas com o enredo ‘Mocidade Amazonense, 50 anos de Uma História de Amor e Tradição’.

Portanto, o samba tem os compositores Ademarzinho do Cavaco, Lucas Donato, Adnilson Santana, Potrinho do Pandeiro e Ademir Poeta.

No entanto, o histórico do enredo é assinado pelo presidente da velha guarda da escola, Ademar Eugênio, e seu filho, Ademarzinho.

Ademais, ela traz mil componentes, dezessete alas e duas alegorias. Os intérpretes serão Ricardo Reis (Jacaré) e Fredy Vianna.

X-9

Campeã do grupo especial em 2017, a X-9 apresentará o enredo ‘Eu andarei vestido e armado com suas armas. Salve, Jorge’.

Portanto, com assinatura de Amauri Santos, o tema terá muitas cores e história em 17 alas e 1.100 componentes.

Sendo assim, São Jorge é considerado padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros.

A bateria virá com 150 ritmistas, comandada pelo mestre Waguinho e tendo à frente as musas Francine Carvalho (rainha); Tatyana Jorge (madrinha) e Jennifer Duarte (princesa) e Neia Escaich (dama).

Mãos entrelaçadas

‘Uma Viagem Encantada pelo Brasil’ é o enredo da escola. Foi campeã do grupo de acesso em 2019.

Dessa maneira, o objetivo é mostrar um pouco da rica cultura nacional sob o aspecto da literatura e dos grandes festejos que ocorrem pelo País.

Além disso, o samba é assinado por Fernando Negrão, Ademarzinho do Cavaco, Gustavo Santos e Lúcio Nunes.

Todavia, ela vai à avenida com mil componentes, 12 alas, dois carros alegóricos e dois quadripés. Contudo, o intérprete será Thiaguinho.

Mocidade Padre Paulo

Último título em 2010 pelo grupo especial, a escola vai comemorar o saber, o poder e a nobreza feminina com o enredo ‘Yalodê, um banho de axé e felicidade na folia’.

Portanto, é uma espécie de rainha e tratada com respeito.

Ademais, o samba tem os compositores Odmar do Banjo, Robson Alex, André Du Rap, Nego Roger e Bruno Pantera. O intérprete oficial é Joãozinho Oliveira.

Império da Vila

Vice-campeã do grupo especial em 2010, a Império da Vila homenageará os 50 anos de samba de João Henrique Corrêa da Luz, o Makumba, com o enredo ‘Makumba – do culto mágico à magia do samba’.

Sendo assim, a agremiação conta a infância e adolescência, quando o sambista descobriu o universo do samba em um desfile da escola carioca Portela no bairro Gonzaga.

Com 600 componentes, 10 alas e um carro alegórico. Os compositores são Paulo da Magia, Makumba, Makumbinha, César Feitiço, Fabinho Novaes, Paulinho Chiclete e Toninho 44. Makumbinha é o intérprete oficial.

Imperatriz Alvinegra

Campeã do grupo 1 em 2019, a escola vai homenagear Genário Vila Nova, o mestre Bará, com o enredo ‘A Imperatriz vai te emBARÁ!’, passeando pela trajetória do sambista, de forma poética, sua partida para o plano eterno no hall dos grandes sambistas no céu.

O samba foi composto por Oswaldo da Areia, Lello Garoto, Pablo do Cavaco, Junão Lima e Hugo César. O intérprete oficial é Leandro Cipó. Ela desfila com 900 componentes, 10 alas, um carro alegórico e um quadripé.

Sangue Jovem

Com o enredo ‘No Nome, a Cruz… Na Mão, o Terço… De Sangue e Alma Jovem, eis Solange, a Leoa do Samba’, a Sangue Jovem homenageará Solange Cruz Bichara, presidente da Mocidade Alegre, uma das mais tradicionais agremiações paulistanas, há duas décadas.

Foi campeã do grupo de acesso em 2020. Com 1.100 componentes, 16 alas, dois carros alegóricos e um quadripé. Compositores são Jairo Roizen, Chitão Martins, Igor Vianna, Thiago Morganti, Edson Daffé e Thiago Meiners. O intérprete é Chitão Martins.

Unidos do Morro

‘Desce o Morro construindo história: Armênio Mendes, o empreendedor de sonhos’ é o enredo da Unidos do Morro que contará a história de Armênio Mendes, um dos personagens importantes para Santos, desde sua saída de Portugal até a passagem pela cidade.

Foi campeã do grupo especial em 2020 (última). Na composição vem Nikinha, Cabelo, Celso Tom Maior, Zé Robertto, Márcio Índio, Fábio Alemão, Pablo e Marcio Pessi.

Já os interpretes oficiais são Ito Melodia e Primo do Pandeiro. Com 1100 componentes, 12 alas e 2 alegorias.

Real Mocidade

Ficou em 5º lugar do grupo especial em 2020, a Real Mocidade chega com o enredo “Crônica Caiçara: um Porto de fé, esperança e progresso”. Contando o crescimento do Porto como os estivadores, a miscigenação e fé em Iemanjá. Com 1200 componentes, 15 alas, 2 alegorias e 1 quadripé.

Composição por Gustavo Santos, Rogério Ximú, Tim Cardoso, Alexandre Branches, Márcio França, Lúcio Nunes e Rodrigo Correia. O intérprete é Tiganá.

Mocidade Independência

Campeã do grupo de acesso (2018, ainda como Mocidade Dependente do Samba). O enredo é “Chico Anysio… A Arte de Fazer Sorrir” que conta o início do humorista no Ceará até chegar ao Rio de Janeiro.

Assim como passagem pela rádio e TV, o objetivo é exaltar a alegria e sorriso. Com 1200 componentes, 14 alas e 3 alegorias. O intérprete é Fernandinho SP. Composição tem Vinna do Casqueiro, Jr. Bicalho, Renato da P.A, Thiago Peres (Padoca), Victtor Pimentel, Renato Tubarão e Xuxu do Cavaco.

União Imperial

‘Se avexe não! O Marapé é pra cabra da peste no meu Carnaval made in nordeste!’ é o enredo da União Imperial que contará a história do Nordeste como a festa de São João, o calor, o galo da madrugada e outros fatores da região.

Todavia, ela foi campeã em 2019 do grupo especial. São 1200 componentes, 13 alas, 2 alegorias e 2 quadripés.

Composição vem: Silvinho, Adelsinho do Marapé, Beto do Bem, Biro do Cavaco, Dukinha da Ladeira, Fábio Durante, Favo Salgado, Reginaldo Ramos, Ricardo Peres, Toninho da Apoio e Zinho do Tempero. Os intérpretes são Silvinho Alves e Gilsinho.

 

Programação – Dia 10/02 (sexta-feira)

Grupo de acesso

Dragões do Castelo – 20h

Unidos da Zona Noroeste – 21h05

Bandeirantes do Saboó – 22h10

Vila Mathias – 23h15

 

Grupo especial

Brasil – 00h20

Mocidade Amazonense – 01h35

X-9 – 02h50

Mãos entrelaçadas – 04h05

Programação – Dia 11/02 (sábado)

Grupo de acesso

Mocidade Padre Paulo- 20h

Império da Vila- 21h05

Imperatriz Alvinegra- 22h10

Sangue Jovem- 23h15

 

Grupo especial

Unidos dos Morros- 00h20

Real Mocidade- 01h35

Mocidade Independência- 02h50

União Imperial- 04h05

Além disso, pela primeira vez, o Carnaval será transmitido por duas emissoras de TV (Tribuna/Globo e Santa Cecília, a pioneira nas transmissões).

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.