Dia de Portugal leva clima de festa para a Praça Mauá neste domingo (17) | Boqnews
12 de junho de 2012

Dia de Portugal leva clima de festa para a Praça Mauá neste domingo (17)

O Centro Histórico de Santos se cobre de verde e vermelho no próximo domingo, dia 17 de junho, para receber a 3ª edição do Dia de Portugal. A festa, com início marcado para as 9 horas, terá muita música, dança e artesanato na Praça Mauá e tem o objetivo de resgatar a cultura portuguesa na região e valorizar a forte influência de Portugal na formação do povo e da cultura santista.
Foto divulgação/ Ronaldo Andrade
Foto divulgação/ Ronaldo Andrade

 
A organização do evento aposta no sucesso da festa e pretende  transformá-la, nos próximos anos, na maior comemoração da comunidade na região.  No ano passado, mais de três mil pessoas lotaram a praça para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, numa alusão ao 10 de junho, data especial para a comunidade. 
Este ano, a solenidade de abertura do evento contará mais uma vez com a presença do cônsul honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, e de autoridades e representantes de entidades da comunidade portuguesa.
Durante todo o dia, portugueses, descendentes, santistas e turistas poderão conhecer melhor ou simplesmente matar saudade da rica cultura de Portugal, através de apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos da região.
Quem estiver presente terá ainda a oportunidade de conhecer um pouco mais da história e da cultura de Portugal. Em tendas montadas na praça, serão expostos artesanatos, como os das bordadeiras do Morro São Bento. Doces conventuais portugueses, como o famoso pastel de Santa Clara, estarão à venda durante o domingo. Toda renda obtida na venda desses doces será destinada à Escola Portuguesa, que atende crianças carentes.
Com muita música e animação, o Dia de Portugal é uma festa destinada a toda a família. Enquanto os adultos curtem as apresentações dos ranchos folclóricos e grupos musicais, as crianças poderão brincar com bexigas e esculturas de balão que serão entregues no local. Monitores também estarão na praça para fazer pintura artística com as cores de Portugal nos pequenos. Para os idosos, um tratamento especial: cadeiras e uma tenda para se protegerem do sol.
Para a festa ficar completa, a organização do evento convida todas as pessoas a comparecerem à Praça Mauá vestidas com adereços ou roupas que lembrem as cores de Portugal.
O evento é uma realização do Consulado Honorário de Portugal em Santos e do Conselho das Comunidades Portuguesas e tem o patrocínio do restaurante Quinta da XV, Banco Banif, Anamar, Aldeias Supermercados, Armando Viagens e Turismo, Estrutura Construtora e Incorporadora, Grupo Mendes, Mendes Plaza Hotel, Quatro Quintas, Mauá Construtora, Jo Duarte Balanças e Refrigeração, Monumento Shopping Car & Motos, Vasco da Gama Turismo, Pred Center Construtora, Famaval Equipamentos para Telecomunicação, Clileal Clinica Médica e Cirúrgia Geral, Slideglass Painéis Deslizantes, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria, Colégio Lamec, Último Gole Restaurante e Choperia, Marquim Comercial, Bela Administração Locações de Bens, Unepa e Schin. Apoio: Prefeitura Municipal de Santos e Secretaria Municipal de Turismo.
 
Programação do evento:
9 horas – Solenidade de abertura
10 horas – Banda Filhos da Tradição
10h30 – Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande
11 horas – Grupo Folclórico Cruz de Malta
11h30 – Rancho Veteranos Apaixonados pelo Folclore
12 horas – Vira Livre
12h30 – Ranchinho da Escola Portuguesa
13 horas – Poetas Vivos
14 horas  -Rancho Folclórico Vasco da Gama
14h30 – Rancho Folclórico Verde Gaio
15 horas – Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra
15h30 – Marcos Victor e Leandro Amaral
16 horas – Rancho Folclórico da A.A. Portuguesa
16h30 – Rancho Folclórico Típico Madeirense
17 horas – Grupo Fado por Acaso
18 horas – GRCES União Imperial com o samba-enredo em homenagem à comunidade portuguesa  “Reluz a Herança Portuguesa na Terra da Caridade e da Liberdade”
Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.