A Diocese de Santos, litoral de São Paulo, está prestes a comemorar o fechamento de seu ano centenário. A missa campal será precedida por uma procissão que se iniciará em frente à igreja do Rosário. Sendo assim, na Praça Ruy Barbosa S/n, no Centro de Santos com destino à Praça da República (Alfândega).
Esse evento se dará no próximo sábado (6), às 09h. A Missa Solene, programada para às 10h, será presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo. E concelebrada por outros bispos, dentre eles, nosso Bispo Diocesano, Dom Tarcísio, Scaramussa, SDB, e o Clero da Diocese de Santos.
Sobre:
A Diocese de Santos formou-se do desmembramento das dioceses de Botucatu, de Taubaté e da Arquidiocese de São Paulo.
Os limites da nova Diocese eram as Arquidioceses de São Paulo e Curitiba e as dioceses de Taubaté, Sorocaba, de Barra do Piraí (Rio de Janeiro) e por fim, o oceano Atlântico. Abrangia, pois, toda a zona marítima do Estado de São Paulo e os municípios do Ribeira e de Apiaí.
Foi o Papa Pio XI quem deu origem à nova Diocese, pela assinatura da Bula “UBI PRAESULES”, em 4 de julho de 1924.
Abrange nove municípios do Litoral do Estado de São Paulo: Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, com uma área total de 2.369 km2. E possui, hoje, 50 paróquias, num total de 271 comunidades eclesiais considerando as respetivas capelas e 2 Reitorias.
Com o tema: ““Lançai as redes” (cf.Jo 21,6) neste ano celebrativo houve adoção de algumas ações diocesanas como: a peregrinação da imagem de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Diocese de Santos, em todas as paróquias da região, assembleia extraordinário diocesana, sessões solenes nas câmaras municipais, abertura da porta santa para indulgências, elaboração do livro que conta a história da Diocese, com previsão de lançamento para o final deste ano.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.