Excesso em redes sociais pode comprometer lado profissional | Boqnews
Divulgação/Agência Brasil

Internet

08 DE MAIO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Excesso em redes sociais pode comprometer lado profissional

Facebook, Instagram, LinkedIn são algumas das principais redes de relacionamento

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Na maior rede social da atualidade, o Facebook, o especialista tem uma observação importante. Além do conteúdo a ser publicado, o usuário deve se atentar às páginas de interesses que segue ou grupos que participa

Na maior rede social da atualidade, o Facebook, o especialista tem uma observação importante. Além do conteúdo a ser publicado, o usuário deve se atentar às páginas de interesses que segue ou grupos que participa

Postar ou não postar. Em tempos de redes sociais, uma foto nova na página pessoal ou um comentário a mais podem refletir no ambiente profissional. Já existem até alguns casos, no Brasil e no mundo, de demissões por situações semelhantes. Mas afinal, como as mídias sociais estão mudando a forma de relacionamento das pessoas no ambiente de trabalho?

O especialista em RH e sócio da Sartori Desenvolvimento Humano e Organizacional, Fabio Sartori, afirma que as empresas especializadas buscam informações dos candidatos na internet antes mesmo de entrevista-lo. “Houve um aumento da exposição. Hoje em dia é possível conhecer o profissional, além do seu currículo”, revela.

Facebook, Instagram, LinkedIn são algumas das principais redes de relacionamento. E por mais que as configurações de privacidade permitam que apenas amigos mais próximos tenham acesso as informações publicadas nelas, nem sempre isso é o suficiente para evitar que outras pessoas compartilhem.

Por isso, Sartori recomenda que algumas situações comuns do dia a dia sejam evitadas nas redes sociais. “É preciso saber o que se quer em uma rede social. Se for utilizá-la para lazer, preste atenção nas configurações de privacidade. Se pretende fazer negócios ou buscar alguma oportunidade é de grande importância manter um bom comportamento”.

Na maior rede social da atualidade, o Facebook, o especialista tem uma observação importante. Além do conteúdo a ser publicado, o usuário deve se atentar às páginas de interesses que segue ou grupos que participa. “Alguns podem revelar traços da personalidade que não condizem com o emprego”.

Ainda sobre esta análise das redes sociais, Sartori diz que o Instagram é a menos pesquisada pelos recrutadores, pois é uma rede específica de fotos onde as pessoas utilizam normalmente para publicar momentos de lazer.

Ele explica que LinkedIn é a principal ferramenta para o profissional, principalmente para quem busca uma recolocação. ”No futuro, esta rede social vai substituir o currículo impresso. É uma rede social com objetivos profissionais. Não se publica qualquer coisa. Além disso, é uma grande oportunidade de networking com profissionais da área de atuação e recrutadores. Eu mesmo já captei e contratei vários profissionais através desta ferramenta”, conta.

Posts e demissões

Recentemente a revista Veja publicou o caso de uma jovem americana que reclamou do novo emprego antes mesmo de começar. O proprietário leu o post e a resposta foi imediata: a demissão. Sartori ainda não atendeu clientes que passaram pela mesma situação, mas revela que já deixou de entrevistar candidatos pelo que viu nas redes sociais.

“Cuide da sua imagem, a primeira impressão é a que fica. Hoje em dia é normal os recrutadores utilizarem estas buscas antes mesmo de entrar em contato com o candidato. Utilize os meio a seu favor e obtenha os resultados esperados”, finaliza.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.