Exposição Santos e Pagu terá abertura nesta quarta | Boqnews

ETC

14 DE JUNHO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Exposição Santos e Pagu terá abertura nesta quarta

Pagu, como ficou imortalizada, será lembrada nesta quarta (16), a partir das 19h30, em Santos, com uma exposição no Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95 – Centro). A mostra integra a programação do projeto Viva Pagu envolvendo lançamento de livro, palestras, leituras de textos inéditos e uma outra exposição na capital. Intitulada “Santos […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Pagu, como ficou imortalizada, será lembrada nesta quarta (16), a partir das 19h30, em Santos, com uma exposição no Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95 – Centro). A mostra integra a programação do projeto Viva Pagu envolvendo lançamento de livro, palestras, leituras de textos inéditos e uma outra exposição na capital.


Intitulada “Santos e Pagu”, a exposição relaciona a obra e a vida de Pagu com histórias vividas por ela na cidade. Para remontar os passos da libertária, a curadora da mostra e presidente do Centro de Estudos Pagu  Unisanta Lúcia Maria Teixeira Furlani reuniu fotos, imagens e documentos inéditos.


Desde 1998, a professora Lúcia Maria pesquisa sobre a vida da musa do Modernismo. Lúcia é autora de livros sobre a Pagu e fundadora do Centro Pagu Unisanta que reúne um grande acervo sobre a personagem. Ao lado do filho de Pagu, Geraldo Galvão Ferraz, escreveu o livro “Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão” co-editado pela Editora Unisanta e pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e que será lançado em Santos no dia 12 de agosto, a partir das 19 horas, no Bloco E da Unisanta.


Nessa mostra, o público poderá conhecer os vários lados dessa mulher que agitou a vida cultural de Santos: “Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, será apresentada em seus vários e apaixonados momentos: musa da 3ª geração do Modernismo brasileiro, política militante, dissidente política, jornalista, romancista, desenhista e poetisa, incentivadora da Cultura, mulher precursora. As várias  personas de Pagu, inovadoras e  transgressoras, como ponto de ruptura e de vanguarda na cultura brasileira, podem  servir de  travessia para a descoberta de diferentes paixões e do que faz a vida valer a pena”, comenta  Lúcia. Compõem ainda a exposição obras de artistas santistas convidados por Lúcia Maria Teixeira Furlani e pelo artista plástico Gilson de Mello Barros, reunidas sob o tema “Olhos de Fazer Doer. O Sagrado Oculto”.


O Museu do Café é uma Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura. Seu horário de funcionamento é de segunda a sábado das 9 às 17 horas e aos domingos entre 10 e 17 horas, sempre com funcionamento da bilheteria até 16h15. Os ingressos para visitação custam R$ 5. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.