‘Faroeste Caboclo’ é eleito melhor filme em prêmio do cinema brasileiro | Boqnews

Cinema

27 DE AGOSTO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

‘Faroeste Caboclo’ é eleito melhor filme em prêmio do cinema brasileiro

Baseado em uma canção do Legião Urbana. o filme de René Sampaio foi premiado em sete categorias

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O longa Faroeste Caboclo foi o maior vencedor na cerimônia da 13ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que aconteceu nesta terça-feira (26), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O filme de René Sampaio, baseado em canção homônima do Legião Urbana, foi premiado em sete das 13 categorias nas quais concorria, incluindo melhor longa-metragem de ficção, melhor ator para Fabrício Boliveira e melhor roteiro adaptado para Marcos Bernstein e Victor Atherino.

Sampaio pretende levar agora para as telas outra música do Legião Urbana Eduardo e Mônica, repetindo a parceria feita em Faroeste com a Gávea Filmes e Produções.

Por sua vez, o longa Serra Pelada, sobre a corrida do ouro no Pará nos anos 1980 que concorria ao lado de Faroeste em número de indicações, saiu da cerimônia com apenas três prêmios: melhor ator coadjuvante para Wagner Moura, melhor maquiagem e melhor efeito visual.

Entre outros premiados da noite estão o documentário Elena, de Petra Costa, vencedor na categoria de melhor documentário, Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, que levou o prêmio de melhor animação, e o longa de Quentin Tarantino Django Livre, escolhido melhor filme estrangeiro. O diretor Bruno Barreto recebeu o prêmio de melhor direção por Flores Raras, filme que também rendeu o prêmio de melhor atriz para Glória Pires.

A edição do Grande Prêmio deste ano foi marcada ainda pela criação da categoria de melhor longa-metragem de comédia, que premiou a produção Cine Holliúdy, de Halder Gomes. Concorria com ela os filmes Colegas, de Marcelo Galvão, Mato sem Cachorro, de Pedro Amorim, Meu Passado me Condena, de Julia Rezende e Minha Mãe É uma Peça – O Filme, de André Pellenz. O filme de Gomes foi eleito ainda o melhor longa de ficção pelo voto popular.

A cerimônia contou também com uma homenagem ao diretor, ator e dramaturgo Domingos Oliveira, que teve algumas de suas obras lembradas, como Todas as Mulheres do Mundo (1967) e Edu, Coração de Ouro (1968).

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é entregue pela Academia Brasileira de Cinema e, este ano, premiou 25 categorias do cinema nacional e uma do internacional, além de três escolhidas pelo voto popular. Entre os mais de 200 sócios da academia estão diretores como Fernando Meirelles, Tata Amaral e Cacá Diegues, além dos atores Rodrigo Santoro, Selton Mello e Denise Fraga, e os produtores Sara Silveira, Fabiano Gullane e Luiz Carlos Barreto.

Em outras edições do prêmio, a Academia reconheceu filmes como Gonzaga – De Pai para Filho (em 2013), O Palhaço (em 2012) e Tropa de Elite 2 (em 2011).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.