Festas de Iemanjá movimentam a Baixada Santista | Boqnews
Foto: Júlio Koema

religião

30 DE JANEIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Festas de Iemanjá movimentam a Baixada Santista

Eventos destacam a importância cultural e religiosa da Rainha do Mar

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Mongaguá está pronta para receber a 17ª edição da Procissão de Iemanjá, a partir das 10h, neste domingo (1), em Agenor de Campos.

A festividade é realizada em homenagem ao Dia de Iemanjá, celebrado pelo Candomblé no dia 2 de fevereiro.

O evento é realizado pela Casa de Cultura Afro-brasileira (Ile Axé Efon Odé Ojú Okàn), e tem o apoio da Prefeitura de Mongaguá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Dessa maneira, a carreata tem início às 10h, na Avenida Dom Pedro I, 1.976, no Itaguaí, e segue pela Monteiro Lobato até o viaduto do Vera Cruz, na Avenida Embaixador Pedro de Toledo. De lá, seguirá pela orla da Praia até o Complexo da Plataforma de Pesca.

Também às 12h, será iniciado o cortejo terrestre com a chegada da carreata, na Avenida Governador Mário Covas Júnior, 9.258, próximo ao monumento de Iemanjá.

Além disso, o festejo contará com barracas de artesanato temático e apresentações artísticas. A celebração será concluída com o Xirê dos Orixás e a entrega de presentes ao mar, programados para o final da tarde.

 

Guarujá

Cerca de 10 mil pessoas devem participar da 20ª edição da tradicional Festa de Iemanjá, em Guarujá, que acontece neste domingo (1º), a partir das 16 horas, com a apresentação da “Dança dos Orixás” e, às 17 horas, o show Samba de Terreiro, com a cantora Anna Black, em frente ao Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba).

Às 18h15, acontece procissão em direção à Praia da Enseada, na altura da Praça Horácio Lafer. Depois, os Ilês se reunirão em tendas montadas na faixa de areia para realizar as homenagens à Rainha do Mar.

Aliás, a festa contará com ampla estrutura para receber o público em geral, reunindo manifestações culturais, religiosas e artísticas, além da exposição e venda de trabalhos relacionados à cultura de matriz africana, fabricados por artesãos locais.

 

Peruíbe

A cidade de Peruíbe se prepara para receber mais uma edição de um dos eventos mais simbólicos e representativos de sua diversidade cultural: a 12ª Festa de Iemanjá, que acontecerá no dia 7 de fevereiro, a partir das 20h, na Praia do Ruínas.

Organizada pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial de Peruíbe, com apoio da Prefeitura Municipal de Peruíbe, a celebração já se consolidou como uma das maiores manifestações religiosas e culturais de matriz africana do município, reunindo mais de 7 mil pessoas nos períodos de dezembro e fevereiro, além de impulsionar significativamente o comércio local, hotéis e pousadas.

A Festa de Iemanjá carrega profundo significado religioso, cultural, histórico e social para os povos de matriz africana. Iemanjá é o orixá das águas salgadas, mãe dos orixás e protetora dos lares, das famílias e dos pescadores. A praia, espaço sagrado ligado à sua força, é o cenário ideal para a celebração, respeitando a tradição do culto e fortalecendo a conexão espiritual com o orixá.

Mais do que um ato de fé, a celebração mantém viva uma herança ancestral trazida pelos povos africanos escravizados, sendo também um importante símbolo de resistência cultural, valorização das religiões de matriz africana e preservação da cultura afro-brasileira, historicamente marginalizada.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), informa que o Município terá procissões e uma feira alusiva a Iemanjá. As atividades são promovidas pelo terreiro Ilê Asé Osümare, com apoio da Sedhc e Conselho Municipal de Proteção e Igualdade Racial (Compir).

Sendo assim, a programação inicia no próximo domingo (8), às 10h, com celebrações na sede da matriz africana (Rua Ataliba Leonel, 124 – Catiapoã).

Aliás, haverá uma série de homenagens à “Rainha do Mar”, com posterior procissão, iniciada às 12h. O cortejo partirá rumo à Praça Tom Jobim, onde haverá, até às 19h, a Feira de Artesanato Afro.

Desse modo, a concentração para a segunda procissão inicia por volta de 12h30.

Além disso, a partir das 15h, o trajeto inicia na Praça Tom Jobim, com destino à Estátua de Iemanjá, na Praia dos Milionários. No local, será realizado um ritual de entrega de presente ao mar.

 

Santos

Portanto, a 26ª Procissão de Iemanjá da Cidade de Santos será realizada na Ponta da Praia, em data a ser divulgada, sob a coordenação da A.B.C.R Casa de Culto Afro Brasileiro Ilê Asé Sobo Oba Àrirá. Mais informações serão divulgadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura em breve.

 

*O Boqnews entrou em contato com as prefeituras de Bertioga, Cubatão, Itanhaém e Praia Grande, porém não obtivemos retorno

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.