Filme sobre o golpe de 1964 será exibido no Cine Comunidade com presença do diretor | Boqnews

Sétima Arte

26 DE MARÇO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Filme sobre o golpe de 1964 será exibido no Cine Comunidade com presença do diretor

Documentário “1964: Um Golpe Contra o Brasil”, de Alípio Freire, não foi exibido nos cinemas de Santos; sessão com entrada franca será no Cine ZN

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o objetivo de instigar uma visão mais crítica a partir de produções audiovisuais, o Cine Comunidade já atraiu, desde sua retomada em agosto de 2013, mais de mil pessoas em sessões que ocorreram em 13 espaços de Santos. O projeto busca levar a comunidades que nem sempre têm acesso ao cinema, filmes que geram reflexão e envolvem o espectador, sempre seguidos com bate-papos com o crítico de cinema André Azenha e, eventualmente, mais algum convidado. Será o caso da próxima sessão, na quarta-feira, 2 de abril, a partir das 19h, no Cine ZN. Dessa vez, com um filme que não foi exibido no circuito comercial em Santos: “1964: Um Golpe Contra o Brasil”. O encontro terá a presença do diretor do filme, Alípio Freire. A entrada é franca.

O documentário

O filme foi construído a partir dos depoimentos de militantes que atuaram contra a Ditadura Militar no Brasil. Almino Affonso, à época deputado federal e ministro do Trabalho do governo Jango, Rafael Martinelli, dirigente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), a socióloga Maria Victoria Benevides, o médico Reinaldo Murano, o então presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Aldo Arantes, e o coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile, estão entre os personagens ouvidos. O documentário se antecipa aos 50 anos do golpe, em 2014, e se torna o primeiro registro informativo, se propondo a refletir o período meio século depois. A atuação americana em favor dos golpistas e as tentativas anteriores, frustradas, de derrubar Jânio Quadros, são alguns dos temas abordados. Para Alípio Freire, o filme é importante para que “os estudantes, trabalhadores e trabalhadoras mais jovens possam conhecer melhor nossa história e formarem a sua própria opinião”.

Confira o trailer

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.