Um pato adulto machucado foi encontrado e recolhido pela Guarda Civil Municipal de Santos na manhã da última segunda-feira (15).
Desse forma, durante patrulhamento da equipe no Morro da Nova Cintra.
Sendo assim, o animal teve encaminhamento para o Orquidário onde recebe atendimento da equipe médico-veterinária.
Os agentes avistaram o animal próximo à Lagoa da Saudade com o bico enrolado a um anzol e as patas ao fio.
Assustado, a ave ainda tentou voltar para a água, mas não conseguia se movimentar.
Os guardas Yuri Favoreto, Matheus Saraiva e Daniel Cubells a cercaram e conseguiram segurá-la.
Segundo Favoreto, os agentes cortaram o fio que segurava as patas e retiraram o anzol enrolado no bico.
Além disso, havia suspeita ainda de que ele tivesse engolido parte do anzol.
Portanto, houve o acionamento do grupamento ambiental da corporação e transportou a ave para os cuidados no parque municipal.
Após avaliação do médico veterinário José Heitzmant Fontenelle, não houve constatação de nenhum objeto no trato digestivo do pato, mas ele passará ainda por radiografia para confirmar se realmente não há nenhum tipo de metal no interior do organismo.
Contudo, se não ocorrer nenhuma constatação, a soltura deve ocorrer na quarta-feira (17).