Estão abertas as inscrições para a Oficina de Humor e Improviso promovida pela Conteúdo Teatral. A proposta do curso é apresentar ao aluno o teatro de improviso, seus conceitos e suas técnicas, incluindo um treinamento e a montagem final de um espetáculo que ficará em cartaz em Campinas, por dois meses em 2016, apresentado por seis alunos selecionados nos cursos promovidos em 2015, em Santos e Campinas.
A oficina será ministrada por Ian Soffredini, neto do premiado autor e diretor santista Carlos Alberto Soffredini (1939- 2001), que formou o Núcleo de Estética Teatral Popular e foi contemplado com importantes prêmios como o APCA, o Apetesp e o Mambembe.
As aulas começam em 26 de outubro e serão realizadas em duas turmas, com 15 vagas cada uma, em dois horários e locais distintos. No período da tarde acontecem aulas no Tescom, escola de teatro, das 14h às 17h. No período noturno as aulas acontecem no Clube XV, das 19h às 22h. A oficina acontece sempre às segundas e terças-feiras, num total de 12 encontros (excepcionalmente a aula do dia 17 de novembro, terça-feira, será reposta no dia 25 de novembro, quarta-feira).
Com mais de quinze anos movimentando o mercado cultural, a Conteúdo Teatral criou a oficina na expectativa de fomentar um novo núcleo de humor que possa ampliar e difundir grupos de comédia para além do eixo Rio-São Paulo. “Percebemos uma carência de grupos fora desse eixo que consigam se viabilizar com qualidade artística e apelo comercial, por isso montamos a oficina. Queremos estimular a formação de um grupo forte no Estado, promover a troca entre artistas e incentivar um intercâmbio deste gênero teatral”, explica Ian.
Ao final do processo de treinamento, os alunos participantes têm a chance de serem escolhidos para integrar o elenco de uma montagem que entrará em cartaz em Campinas. Todos os alunos terão a oportunidade de apresentar o espetáculo uma vez no palco, mostrando o resultado do trabalho no curso, em sessões que serão destinadas a seus amigos e familiares.
O resultado da montagem formada com os atores selecionados estará na 3ª edição do “Festival Improvisorama”, em 2016, que terá grandes nomes do improviso nacional e internacional, como os Barbixas, o Jogando no Quintal, o Espontânea e o colombiano Acción Impro. O desempenho dos alunos será analisado de acordo com a capacidade, o talento, o comprometimento e a dedicação individual. A avaliação também levará em conta a interação dos participantes em grupo.
Inscrições e seleção
As inscrições para o processo de seleção acontecem a partir de hoje. Os candidatos podem se inscrever enviando foto e currículo para [email protected], até 26 de outubro. O investimento é de três parcelas no valor de R$250,00 cada. Alunos e ex-alunos do Tescom e sócios do Clube XV têm desconto e pagam duas parcelas de R$300,00 cada. Para participar do processo seletivo é preciso ter idade igual ou superior a 16 anos.
Conheça as etapas da Oficina de Humor e Improviso:
ETAPA 1 (1º encontro) – Introdução aos conceitos de improviso e à formação de um vocabulário comum de improviso.
ETAPA 2 (2º ao 5º encontro) – Apresentação dos conceitos, estruturas e possibilidades de jogos e improviso. Trabalho com os jogos de improvisação propostos por Keith Johnstone e debate sobre os resultados de cada aula, para estimular o grupo a identificar suas facilidades e dificuldades no improviso.
ETAPA 3 (6º ao 8º encontro) – Definição do formato do espetáculo e seleção dos jogos que serão apresentados em cena. Criação de abertura e fechamento do show.
ETAPA 4 (9º ao 12º encontro) – Preparação dos alunos para a apresentação final da oficina. Treino de acabamento do espetáculo. O aluno será orientado quanto às formas de se dirigir ao publico, de se portar em cena, de lidar com o riso e com o silêncio da plateia.
