O Instituto Liberta fechou uma parceria com a Prefeitura de Santos para uma ação de conscientização sobre a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes durante o carnaval de rua e os desfiles de escolas de samba do município.
Sendo assim, o samba “Unidos da Proteção” (confira aqui), que busca chamar a atenção da sociedade para o problema do abuso sexual infantil durante a maior festa de rua do Brasil, vai ser tocado no carnaval santista. A marchinha teve produção pelo líder da banda Bixiga 70, Cris Scabello.
Durante o evento, o Instituto, por meio da equipe da Secretaria de Cultura de Santos, ainda vai distribuir mais de 50 mil ventarolas com a letra do samba para mobilizar a sociedade. Os materiais do Liberta também serão entregues pela Secretaria de Desenvolvimento Social nos centros de convivência de crianças e adolescentes.
Períodos de grandes eventos e festas costumam ter um número maior de situações de violações de direitos de crianças e adolescentes.
De olho neste cenário, o Liberta reforça a importância das denúncias, que podem ser feitas pelo canal Disque 100, serviço do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Números
Durante o carnaval de 2024, o número de denúncias de violações de direitos humanos foi de 73,9 mil. Dessa maneira, um crescimento de 38% comparado com o mesmo período de 2023. Do total, 26 mil casos (35% das denúncias) foram de violência contra crianças e adolescentes, das quais 3 mil denúncias apenas em Santos.
“Oito a cada dez estupros registrados no Brasil têm como vítimas crianças e adolescentes de até 17 anos, mas apenas cerca de 10% dos casos são denunciados. Precisamos convidar todo mundo a olhar e refletir sobre isso. E estamos fazendo esse convite de forma leve e lúdica, com uma música de Carnaval sobre prevenção. Acreditamos que todos os espaços, inclusive o Carnaval, são importantes para falar sobre proteção de crianças e adolescentes”, afirma Luciana Temer, presidente do Instituto Liberta.
“Carnaval é tempo de alegria e de diversão, mas há também sempre espaço para informação e cuidado. Por isso, é importante abraçarmos iniciativas como esta”, diz Rafael Leal, secretário de Cultura de Santos.
Meninas são as principais vítimas da violência sexual
A faixa dos 10 aos 13 anos concentra o maior número de vítimas de estupro no Brasil. Atento aos dados, o Instituto Liberta lançou em 2025 o “Guia Saber Liberta”, gratuito e em linguagem acessível, que oferece a familiares e cuidadores ferramentas e conhecimentos para conversar com as crianças e educá-las sobre temas como corpo, sentimentos, intimidade, toques seguros e inseguros, pessoas de confiança e segurança na internet, fundamentais quando se trata de prevenir a violência sexual.
Com apoio institucional da Globo e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o guia orienta os adultos sobre como inserir conversas simples referentes a esses temas na rotina, de forma natural, sem que pareçam uma palestra, aproveitando momentos de cuidado como o banho, ou situações de lazer, na hora de assistir a um vídeo ou brincar, por exemplo.
Ação do Instituto Liberta em Santos
Desfile das escolas de samba
Passarela do Samba Dráuzio da Cruz
Datas: 6 e 7 de fevereiro
Horário de distribuição de ventarolas: das 19h às 6h
Tendas de Verão
Praias da Pompeia, Gonzaga e Boqueirão
Datas: 14 a 17 de fevereiro
Horário de distribuição de ventarolas e da reprodução do samba “Unidos da Proteção”: 15h às 18h
Carnaval de rua no Centro Histórico
Praça Mauá
Datas: 14 a 17 de fevereiro
Horário: 13h às 18h
Sobre o Instituto Liberta
Fundado em 2017 pelo empresário Elie Horn, o Instituto Liberta é uma organização social que trabalha pelo fim de todas as violências sexuais contra crianças e adolescentes por meio da comunicação e da conscientização.
O Liberta promove campanhas, filmes, apoio a pesquisas e ações correlatas à causa e tem como missão disseminar conhecimento para ajudar a mudar a realidade da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.