Neste sábado (20), às 16 horas, o Casulo Viajante estaciona sua Kombi Literária na Fonte do Sapo, Praia da Aparecida, em Santos, para apresentar o espetáculo narrativo Nosso norte é o sul – contos da América daqui.
Sendo assim, que conta histórias dos povos originários da América do Sul a partir das vivências da trupe. A apresentação integra uma turnê que percorre cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Desse modo, levando contação de histórias, cultura e entretenimento gratuito como opções de lazer.
Casulo Viajante
Formado pela contadora de história Brunna Talita e o músico Renato Ribeiro, o Casulo Viajante está em circulação desde janeiro de 2017 com a missão de narrar histórias, promover experiências lúdicas e acessíveis à população, tudo a bordo da charmosa kombi que abriga livros, instrumentos e se transforma em cenário. Em julho, o grupo já levou seus contos para crianças de Cubatão, Guarujá, Bertioga e Praia Grande e seguirá circulando a região.
“Em novembro de 2022, viajamos pela cordilheira dos Andes até a cidade de Ushuaia, na Patagônia Argentina, numa aventura-colheita de histórias. Trouxemos na bagagem contos cheios de encantamentos, que agora compartilhamos com o público. Todos são convidados a se aconchegarem e viajarem conosco através das histórias”, conta Brunna. Com o espetáculo, os artistas se propõem a contar histórias dos povos originários do grande território que hoje forma a América do Sul, ressignificando o imaginário social através de uma narrativa que convida à descolonização do pensamento.
Diversidades culturais
Na Kombi Literária, ganha vida o cenário que remete a elementos típicos, como a bandeira Wiphala, símbolo de identificação cultural dos povos da região dos Andes, e simbólicos, como o instrumento “El Erke”, que é tocado para anunciar a chegada do inverno, e o “charango”, que dedilha sons de pertencimento. Brunna detalha que a Whipala representa a unidade, a solidariedade e a harmonia entre diferentes etnias do Império Inca. “De forma lúdica, abordaremos questões importantes para nossa América Latina. Acreditamos que estas histórias são portais para uma comunidade mais plural e empática para e com as diversidades culturais”.
Além do conteúdo, outro diferencial do espetáculo é a acessibilidade, com Amanda Lioli fazendo a intepretação em Libras e Daniel Braga Lima responsável pela audiodescrição, oportunizando que todas as pessoas sejam inseridas na vivência. “Vamos levar cultura e pertencimento a todos, sensibilizando as crianças para que as próximas gerações sejam mais unidas e acolhedoras entre os povos”.
Mais apresentações
Na sexta-feira (19/7), às 15hs, a Kombi Literária estará em Mongaguá. Portanto, na EMEIEF Prof. Claudia Maria Andrella, à Rua São Lourenço, 500, no Balneário Regina Maria. A escola abrirá às portas para receber a comunidade, em sessão gratuita.
Novas datas de outras apresentações em bairros periféricos terão divulgação em breve.
Dessa maneira, reforçando o compromisso de Brunna e Renato de atingir um público maior e descentralizado. “Nossa proposta é circular na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, convidando escolas, espaços culturais e instituições, principalmente que contemplem imigrantes latino-americanos. A definição dos locais leva em consideração bairros sem espaços culturais e com população menos assistida ou excluída do exercício de seus direitos culturais por sua condição socioeconômica”, finaliza ela.
Esse projeto é contemplado pelo Edital Lei Paulo Gustavo 20/2023 de Difusão Cultural, com apoio do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Para conhecer mais sobre o Casulo Viajante, acesse @ocasuloviajante, www.facebook.com/ocasuloviajante ou o canal no YouTube.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.