Maior festival geek gratuito nacional começa na quinta (14) | Boqnews
Foto: Divulgação Museu Pelé e cultura geek/nerd

Cultura Pop

12 DE NOVEMBRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Maior festival geek gratuito nacional começa na quinta (14)

Terceira edição do Santos Criativa Festival Geek oferece diversas atrações ao público no Centro Histórico. Confira programação completa

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na quinta-feira (14), às 19h, será aberto o Santos Criativa Festival Geek, maior evento gratuito de cultura pop do País.

Nesta terceira edição, a atração principal é o ator Carlos Villagran, o Kiko, participando dos dois primeiros dias do festival e fazendo a alegria dos fãs do seriado Chaves.

Nos quatro dias de evento, o Centro Histórico de Santos vai se tornar a meca dos geeks.

Eles poderão curtir gratuitamente shows musicais; feiras; exposições de artistas de quadrinhos; campeonatos de videogame; concursos de cosplay; apresentações de grupos de K-Pop; além de workshops e painéis.

Já estão confirmadas as presenças do narrador Rômulo Mendonça, que além de bater um papo com a galera, irá narrar ao vivo uma partida de game da NBA; Turma da Mônica; Fernando Caruso; o quadrinhista Vitor Cafaggi, o produtor Rodrigo Aragão e muitas outras atrações.

Vozes conhecidas e atrações

O time de dubladores do evento já está escalado e vai contar com as presenças de Guilherme Briggs (Superman e Buzz Lightyear); Ricardo Juarez (Johnny Bravo); Luisa Palomanes (Hermione Granger); Wirley Contaifer (Homem Aranha); Cecília Lemes (Chiquinha); Carlos Seidl (Seu Madruga); Nelson Machado (Kiko); Gustavo Berriel (Nhonho e Seo Barriga).

Outra novidade deste ano são dois palcos: o principal, dentro dos Arcos do Valongo, e outro, em frente ao Santuário do Valongo. A play list do festival terá performances das bandas Autoramas; Abbey Road; Triscore; Cosmic Vulcan; Cartoon; The Classics; Sempai Old School; e Okami.

Além disso, no palco principal vai rolar também os concursos de cosplay (adulto e kids), oferecendo uma série de prêmios aos vencedores.

No Arcos do Valongo, o público poderá curtir também o artist’s alley, feira de produtos geek, além de praça de alimentação.

O local será, ainda, o ponto de encontro da galera dos jogos de tabuleiro e RPG, em batalhas onde será necessário muita criatividade e rapidez de raciocínio.

Museu Pelé se transformará na arena game

A ‘Casa do Rei do Futebol’ será quase que totalmente tomada pelos amantes dos videogames.

Lá ficará o espaço Free Play, com mais jogos gratuitos do que a edição 2018.

A galera poderá também curtir os seis campeonatos que estarão rolando durante o festival, com os games Street Fighter V Arcade Edition; Mortal Kombat 11; FIFA20; Super Smash Bros Ultimate; Counter-Strike: Global Offensive; League of Legends e Samurai Shodown.

Algumas personalidades do universo dos games e pro-players também estarão no Museu Pelé, batendo papo com a galera e desafiando os vencedores dos campeonatos do Santos Criativa Festival Geek, logo após a final. No térreo do museu, ainda vão rolar os workshops.

Doca Valongo e Estação do Valongo unem conhecimento e diversão

Dentro e fora da estação mais charmosa do Centro Histórico, vai rolar muita coisa legal. Em uma sala dentro do edifício, haverá um espaço aberto para o conhecimento, com uma série de workshops.

Já do lado de fora, vão sair os passeios do Bonde Geek, um animado e surpreendente tour, que vai empolgar os fãs de filmes de fantasia.

No mesmo local, além disso, estarão a exposição Batmóvel, Clube do Lego e Batalha Medieval.

Perto dali, no Doca Valongo, uma das novidades da edição 2019 do Santos Criativa Festival Geek: o espaço Minas Nerd, uma iniciativa formada por mulheres de Santos que produzem e consomem literatura, games, quadrinhos e tudo que engloba a cultura pop em geral.

No mesmo local, o público poderá curtir também exposições do Harry Potter e Star Trek.

Santos é top 5 das cidades geek brasileiras

O Santos Criativa Festival Geek reforça, sobretudo,  a ligação da Cidade com a cultura pop.

Em ranking divulgado em maio deste ano pela Amazon Brasil, Santos foi considerado o quarto município mais nerd/geek do País.

A lista – com dados da varredura nas transações de cidades com mais de 100 mil habitantes – considerou a base per capita e as compras de livros, e-books, quadrinhos, brinquedos e games dos universos Star Wars, Game of Thrones, Harry Potter, Marvel e DC, entre outros assuntos relacionados ao segmento, no período entre abril de 2018 e abril de 2019.

Somando-se ao estudo da Amazon, a cultura geek na Cidade se faz presente durante todo o ano, em eventos como a Santos Comic Expo;, o Anime Santos Geek Fest; Palafita Con e o Nerd Cine Fest;, além de exposições, lançamento de jogos e encontros promovidos na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5 – Praia do Embaré), uma das únicas gibitecas públicas em funcionamento no Brasil.

Além disso, Santos também é destaque nas produções audiovisuais. Em 2015, o Município recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Unesco, na categoria Cinema, tornando-se o único na América Latina com esse reconhecimento.

Posteriormente, em 2020, a Cidade sediará o encontro mundial da Rede Cidades Criativas da Unesco.

A programação estará disponível no www.santosgeek.com.br. Nas redes sociais acesse www.fb.com/santoscriativafestivalgeek e no Instagram @festivalgeek.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.