Maior obra de Portinari, <i>Guerra e Paz</i> segue em exposição na Capital | Boqnews

ETC

27 DE ABRIL DE 2012

Siga-nos no Google Notícias!

Maior obra de Portinari, Guerra e Paz segue em exposição na Capital

Aos olhos do próprio autor, é o melhor trabalho de sua autoria. Nas palavras de Dag Hammarskjold, secretário-geral das Nações Unidas (ONU) em 1957, é a mais importante obra de arte monumental doada à entidade. Trata-se de Guerra e Paz, últimos — e mais importantes — paineis produzidos por aquele que é considerado o maior […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Aos olhos do próprio autor, é o melhor trabalho de sua autoria. Nas palavras de Dag Hammarskjold, secretário-geral das Nações Unidas (ONU) em 1957, é a mais importante obra de arte monumental doada à entidade. Trata-se de Guerra e Paz, últimos — e mais importantes — paineis produzidos por aquele que é considerado o maior pintor brasileiro, Cândido Portinari, e que até 20 de maio estão em exposição no Memorial da América Latina, na Capital, diariamente das 9 às 18 horas. A mostra é inédita, já que é a primeira vez que os paineis deixam a entrada da Assembleia Geral da ONU, onde estão desde 1957. E o sucesso tem sido avassalador: até a última semana, mais de 120 mil pessoas já visitaram o trabalho.








Os tons escuros do painel

Os tons escuros do painel “Guerra” chamam atenção para o desespero dos personagens retratados na imagem. Foto: Elaine Saraiva

A obra, que voltou ao Brasil por meio do Projeto Portinari, detentor da guarda dos paineis até agosto de 2013, quando será concluída a reforma geral no edifício-sede da ONU — impressiona primeiramente por sua dimensão: são 28 placas de madeira, de 75 quilos cada, compondo os dois paineis — cada qual com 14 metros e altura por 10 de largura. Um deles, o Guerra, ilustra, em fortes tons de azul, o desespero de mães que perderam os filhos e de camponeses orando por clemência, “atravessados” por cavalos de batalha e “observados” por tigres ferozes. Já em Paz, o breu dá lugar à luz e à multiplicidade das cores, refletida nos adultos que trabalham e nas crianças que brincam e que tomam parte de um coral.


Os paineis levaram quatro anos para serem concluídos por Portinari, com a agravante de que quando iniciou a pintura — encomendada pelo governo brasileiro para que fosse encaminhada à ONU — o artista já estava impossibilitado de trabalhar por recomendação médica. No Brasil desde 2010 (quando teve início a reforma no prédio das Nações Unidas), Guerra e Paz foi inicialmente exposto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mesmo local onde fora apresentado pela primeira vez após sua conclusão. E a ideia do Projeto Portinari é que a exposição transite de forma itinerante pelo País até 2013.


Além de admirar a obra máxima de Portinari, os visitantes ainda podem conhecer todos os estudos feitos pelo pintor para o desenvolvimento dos paineis. São rascunhos de vários detalhes do quadro, como o coral de crianças, as mães segurando os filhos mortos e os animais que enriquecem o cenário de trevas (Guerra) e luz (Paz). Há também recortes de jornais com matérias do período em que Portinari iniciou a pintura da obra até o momento em que a mesma foi levada para a ONU. Por fim, na biblioteca do Memorial, há a projeção de mais de 5 mil trabalhos do artista projetados em sequência, que variam desde as famosas obras sobre retirantes a retratos pintados a amigos e parentes.









Demais trabalhos de Portinari podem ser vistos em uma sala com projeções, também no Memorial. Foto: Elaine Saraiva


Demais trabalhos de Portinari podem ser vistos em uma sala com projeções, também no Memorial. Foto: Elaine Saraiva


Serviço


O Memorial da América Latina fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, logo na saída da Estação Barra Funda. Para quem vai de ônibus, a recomendação é tomar o metrô na Estação Jabaquara (linha azul) — o bilhete custa R$ 3,00 — e descer na Estação Luz para fazer a baldeação, que é gratuita, até a Barra Funda (que é o ponto final da linha vermelha). Já para os que vão de carro, a dica é pegar a Avenida Bandeirantes, seguir pelas avenidas Rubem Berta e Vinte e Três de Maio, tomar a Radial Leste e, em seguida, o Elevado Costa e Silva, até a Rua Marta. Depois, virar a esquerda até a Rua Tagipuru e contornar a direita na Rua Doutor Alfredo de Castro, até a Auro Soares de Moura Andrade. O estacionamento, que fica logo na entrada do Memorial, custa R$ 5,00.


Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.