Após passar por Salvador e São Paulo, a exposição Mamáfrica Ancestralidades Africanas entre Brasil e Cuba chega a Santos entre 18 de setembro e 26 de outubro, com programação especial no Museu do Porto. A etapa santista promove um encontro cultural entre Brasil e Cuba, celebrando raízes africanas comuns e relações comerciais. A agenda inclui seminários, exposições, música, feira afro, rodas de conversa e homenagens.
Realizada pelo Instituto Alvorada Brasil e Barthô Naïf, com patrocínio da Autoridade Portuária de Santos (APS), a iniciativa cria um espaço de diálogo por meio da arte, da economia criativa e da valorização das ancestralidades africanas que moldaram as identidades culturais dos dois países.
Museu do Porto de Santos
O evento marca um momento estratégico de aproximação entre os portos de Santos e Mariel (Cuba). Os seminários técnicos terão como temas a exportação de produtos brasileiros para o Caribe, a sustentabilidade e a cooperação internacional. A programação reúne representantes de ministérios, bancos públicos, agências de comércio exterior, universidades, coletivos artísticos e culturais, além de autoridades brasileiras e cubanas.
O grande destaque é a exposição “MAMÁFRICA – Ancestralidades Africanas no Brasil e em Cuba”, que reúne trabalhos de 68 artistas — 23 cubanos e 45 brasileiros de dez estados: São Paulo, Bahia, Paraíba, Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A mostra celebra a diversidade, a criatividade popular e a força simbólica das matrizes africanas, com curadoria de Odécio Visintin Rossafa Garcia, Oscar D’Ambrósio, Juliana Candido e Shirlene Pérola Negra.
Entre as instalações, estão o painel “Trabalhadoras e Trabalhadores”, de Dulce Martins, e a obra “Assim foi a vida dos Negros e Negras no Porto”, de Adriano Dicart, ambas homenageando os trabalhadores portuários. Além disso, outro ponto alto será a performance do Coletivo LA Santista, com foco na história oral dos negros no Porto de Santos.
Atrações
Portanto, o evento também traz apresentações musicais, rodas de conversa sobre arte e transformação social, exibições de filmes e a tradicional Festa do Macuco, com cortejo da escola de samba X9 Santista e feira afro com 12 bancas de empreendedores locais.
Dessa forma, a etapa santista faz parte do circuito nacional do projeto, que começou em 2023 na Caixa Cultural Salvador (visitada por 4 mil pessoas) e, depois, passou por São Paulo. Assim, onde atraiu quase 20 mil visitantes. Em 2025, seguirá para Brasília — com apoio da Emgea e previsão de realização no Museu Nacional da República — e para o Rio de Janeiro, em edição que homenageará Heitor dos Prazeres.
Além disso, com anuência no PRONAC (Programa Nacional de Apoio à Cultura), Mamáfrica é uma das mais relevantes iniciativas culturais em andamento no Brasil. O projeto promove representatividade, acessibilidade — com audiodescrição e QR Codes —, diálogo intercontinental e valorização das ancestralidades afro-latino-americanas.
Onde fica?
O quê: Mamáfrica – Ancestralidades Africanas entre Brasil e Cuba
Quando: 18 de setembro a 26 de outubro de 2025
Onde: Museu do Porto de Santos (SP)
Entrada: Gratuita
Realização: Instituto Alvorada Brasil e Barthô Naïf
Patrocínio: Autoridade Portuária de Santos (APS)
Curadoria: Odécio Visintin Rossafa Garcia, Oscar D’Ambrósio, Juliana Candido e Shirlene Pérola Negra
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: @institutoalvoradabrasil