Mar de diversão e adrenalina | Boqnews

ETC

13 DE FEVEREIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Mar de diversão e adrenalina

A primeira sensação de quem sobe na pequena máquina que corre sobre as águas é de pura adrenalina e se já existe o prazer à flor da pele, o Jet Ski é uma opção de lazer apaixonante, no entanto, requer cuidados quanto para pilotar uma motocicleta.Os irmãos Thor e Hugo Jespersen, responsáveis pelo Jet Club Porta […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A primeira sensação de quem sobe na pequena máquina que corre sobre as águas é de pura adrenalina e se já existe o prazer à flor da pele, o Jet Ski é uma opção de lazer apaixonante, no entanto, requer cuidados quanto para pilotar uma motocicleta.



Os irmãos Thor e Hugo Jespersen, responsáveis pelo Jet Club Porta do Sol, trabalham há sete anos com Jet Skis e alertam para a necessidade de ter conhecimento relacionado à máquina e ao mar. “É importante saber um pouco sobre o mar e conhecer o Jet, mesmo sabendo que é um dos veículos marítimos mais ágeis e seguros que existe, pois é uma forma de evitar acidentes”, dizem.

Sobre as orientações ligadas aos banhistas, Thor explica que se deve respeitá-los sempre. “Eles são como pedestres e quase sempre desrespeitam a raia de entrada do Jet, mas nós sempre orientamos o piloto a reduzir bem a velocidade antes de entrar no local, pois assim é possível evitar acidentes”, cometam.

O único equipamento de segurança exigido é o colete salva-vidas, mas é imprescindível a habilitação de Arrais Amador emitida pela Capitânia de Portos e prudência, pois os modelos mais novos podem atingir uma média de 100 quilômetros por hora em 10 segundos.

Passeios

O Jet Club Porta do Sol serve como hospedaria para os veículos e não trabalham com aluguel para passeios. “Aqui prestamos serviços de manutenção preventiva, mas se houver a necessidade de orientar algum piloto, faremos. Entretanto, não fazemos passeios oficiais devido a grande responsabilidade de levar um grupo para passear onde pode haver pessoas inexperientes”.

De acordo com o sargento, Lúcio Alves, a Capitânia dos Portos realiza cadastro somente de marinas e garagens naúticas. “Aqui temos registradas todas as marinas e garagens, no entanto, não há cadastro de empresas que ofereçam este serviço”, diz.

 A empresa Lucky Jet Sky trabalha com a locação dos veículos, na Praia da Enseada e exige habilitação dos interessados em pilotar a máquina ou torna obrigatório o acompanhamento de um instrutor durante o passeio, no caso de pessoas não habilitadas.

Modelos

Atualmente os grandes fabricantes do veículo adotaram motores quatro tempo (equivalente ao motor de um carro 1.0) para potencializar o uso das máquinas e reduzir os problemas mecânicos que as versões anteriores (dois tempos) apresentavam.

De acordo com Thor, os jets fabricados com motor dois tempos tinham diversos empecilhos. “Além de serem barulhentos, eles poluíam o meio ambiente com a fumaça que sai e davam vários problemas no motor. Um exemplo da vantagem dos novos modelos é que se o motorista quiser parar e admirar uma paisagem, eles não morrem, ao contrário dos dois tempos que trabalham com motor de explosão e precisam ter aceleração constante e numa situação como a mencionada, eles desligam o motor”, cometa.

Acidentes

“O Jet Ski é um brinquedo de adulto e, portanto, perigoso” diz Thor e reforçando sua afirmação, alguns casos de acidente com o veículo apontam a necessidade de experiência e cuidado ao dirigir.
Há pouco menos de um ano, um acidente envolvendo a motonaútica e uma lancha matou o mecânico André Luiz Tasso, de 44 anos, em São Vicente, próximo à Ponte Pensil e em dezembro, o jovem Denis Vieira da Silva morreu após colisão com outro Jet Ski, na praia da Enseada, em Guarujá.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.