A quantidade de acessos via dispositivos móveis (smartphones e tablets) cresce exorbitantemente em todo o mundo e as empresas precisam se adequar a esta realidade. Só no Brasil, mais da metade da população possui um aparelho móvel e 43 milhões de brasileiros acessam a internet diariamente por meio desses dispositivos.
Segundo dados do Relatório de Mobilidade da Ericsson, a população latino americana terá até 2020, um aumento de usuários de smartphones que atingirá a marca de 603 milhões, o que corresponde a 86% da população e o tráfego de vídeo móvel crescerá em média 55% ao ano, o que ao final corresponderá a 60% de todo o tráfego de dados móveis.
Ficou claro, que pensar mobile deixou de ser uma tendência, para se tornar uma ferramenta essencial para o posicionamento da empresa em um mercado extremamente competitivo. Para obter sucesso no negócio, é necessário estar um passo a frente da concorrência e repensar o conceito de criação dos websites.
Conheça as vantagens de um site Mobile First
O conceito de um site desenvolvido estrategicamente para uma versão mobile mantém o foco nas ações essenciais e elimina as informações desnecessárias, proporcionando uma melhor experiência aos usuários. Prioriza alguns aspectos considerados de extrema relevância para o usuário, tais como, velocidade, eficiência, simplicidade de navegação, redução dos problemas de espaço e carregamento de páginas, o que consequentemente, possibilita também maiores taxas de conversão.
Cases de sucesso – Estratégia Mobile First
O aplicativo penetrou em um segmento de mercado que parecia fadado ao esquecimento com os antigos ICQ e MSN Messenger, já ultrapassados. Virou um fenômeno, revolucionou a comunicação e conquistou mais de 1 bilhão de usuários que trocam diariamente uma média de 30 bilhões de mensagens entre si. O Skype, por exemplo, perdeu espaço para o novato, mesmo oferecendo um serviço mais completo e sendo mais antigo, por conta da demora na adequação ao novo modelo de negócios móvel.
Por utilizar uma estratégia voltada para o mobile e a integração com as agendas de contato, ele conseguiu ultrapassar em números de usuários até o Facebook. O gigante das redes sociais inclusive adquiriu o aplicativo posteriormente.
O aplicativo foi pensado para smartphones com uma proposta inovadora e um sistema simples e fácil de tirar fotos, aplicar efeitos e compartilhar as imagens quase que em tempo real. Tornou-se rapidamente uma receita de sucesso conquistando os usuários que valorizam cada vez mais as imagens em detrimento aos textos. O app também foi adquirido pelo Facebook.
Fonte: Dolce Media – Marketing digital para empresas