Museu do Café oferece programação conectada ao universo das redes sociais | Boqnews

ETC

16 DE SETEMBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Museu do Café oferece programação conectada ao universo das redes sociais

Entre 20 e 26 de setembro, o Museu do Café – Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultua – oferece programação especial que dialoga de forma direta com o universo das redes sociais na internet. A ocasião é a participação do equipamento cultural na 4ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Entre 20 e 26 de setembro, o Museu do Café – Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultua – oferece programação especial que dialoga de forma direta com o universo das redes sociais na internet. A ocasião é a participação do equipamento cultural na 4ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e que este ano propôs o tema “Museus e Redes Sociais”. As atividades incluem catraca livre, oficinas, exposições virtuais entre outras atividades para públicos de diversas faixas etárias. 


A programação começa no dia 20, segunda-feira, com visitação gratuita ao acervo da instituição durante todo o dia. Ao fim do passeio, o visitante será convidado a utilizar os computadores do Centro de Informação e Documentação do Museu do Café para dividir suas impressões, fotos e vídeos da visita com internautas de todo o mundo por meio das principais redes sociais.


No dia 21, terça-feira, das 14 às 17 horas, a programação é voltada para jovens entre 11 e 14 anos, com a oficina “Café e Artes Plásticas”. Após serem apresentados às diferentes fases da cadeia produtiva do café, os participantes serão estimulados a produzir material artístico inspirado em uma das etapas produtivas abordadas. Para isso, poderão utilizar tinta obtida com o grão do café, colagem e aproveitar materiais como rótulos e filtros usados. Depois da atividade, os materiais produzidos serão fotografados e disponibilizados em forma de exposição virtual no site do Museu do Café e nas páginas da instituição no Orkut e Facebook.


No dia seguinte, 22, o Museu do Café vai marcar presença também no Youtube. O barista e responsável por ministrar os cursos do Centro de Preparação de Café do Museu do Café, André Almeida, ensinará, em vídeo postado no canal da instituição (www.youtube.com/museudocafe), como preparar passo a passo o Café Vienense. O drink à base de sorvete de creme, café espresso, licor de chocolate e creme de leite é um dos campeões de venda da Cafeteria do Museu.


Já nos dias 23 e 24, os visitantes que forem ao Museu do Café terão a oportunidade de se transformar em personagens marcantes da história do café, como o barão do café, o imigrante italiano ou japonês, o intelectual parisiense freqüentador de cafeterias, o estivador do porto, a adivinha da borra, o executivo da bolsa, entre outros. A viagem no tempo será possível na atividade “Café e suas identidades”, realizada entre 10 e 16 horas, na galeria do Museu do Café. No espaço, haverá uma arara com diversos figurinos que poderão ser utilizados pelos visitantes. Após a caracterização, os participantes serão fotografados e a imagem impressa afixada em um mural, sendo acrescentadas informações como nome do personagem e suas principais características. A atividade continua online onde será aberta uma comunidade formada pelos personagens criados no museu.


Para encerrar a programação do Museu do Café na 4ª Primavera dos Museus, no sábado, 25, entre 9 e 18 horas, será realizada a oficina “Click no Museu”. Ministrada pelo jornalista e fotógrafo Luiz Nascimento, a atividade abordará a história da fotografia, noções de composição e exposição, além de técnicas de manuseio do equipamento. O objetivo é fotografar o interior do Museu descobrindo detalhes e novos pontos de vista e assim estimular a reflexão sobre preservação patrimonial.


Após discussão sobre as fotos realizadas, as imagens selecionadas serão publicadas na página do Museu do Café no Facebook. Para participar da oficina, os interessados devem trazer seu equipamento, podendo ser máquina mecânica, digital ou celular, bem como cabos necessários para descarregar as fotos. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas a 10 participantes e devem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou telefone (13) 3213-1750.


O Museu do Café é uma Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e fica à Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9 às 17 horas, e aos domingos entre 10 e 17 horas, sempre com fechamento da bilheteria às 16h15. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 8 às 18 horas, e aos domingos entre 10 e 18 horas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.