O Parque Tecnológico de Santos e a Autoridade Portuária de Santos (APS) assinam nesta terça-feira (30), um termo de cooperação técnica que consolida e amplia uma parceria já marcada por resultados concretos.
O encontro ocorrerá às 11h30, na sede da Autoridade Portuária.
O objetivo é fortalecer o desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas ao maior porto da América Latina.
Aliás, com impactos diretos também na relação porto-cidade, tema central para o futuro de Santos.
A cooperação entre as duas instituições representa a continuidade de um trabalho que já vem gerando resultados concretos.
Do ESG Challenge nasceu a Data Overseas, startup incubada no Parque e financiada pela APS.
A empresa desenvolveu o Vanguard, sistema inteligente para monitoramento de resíduos em fase de implementação no Porto de Santos.
O caso simboliza como a integração entre o setor portuário e o ecossistema de inovação local transforma ideias em soluções práticas e sustentáveis.
ColaBora Mundo
Com a assinatura deste termo, a cooperação ganha um novo patamar institucional.
As agendas de inovação do Parque e da APS passam a convergir em torno do ColaBora Mundo, que reúne iniciativas como o Santos Summit, a Jornada ESG, o ESG Challenge e o Prêmio ESG.
Essa integração cria uma plataforma única para debater e desenvolver soluções em inovação, sustentabilidade e economia azul, ampliando o alcance das ações e conectando de forma efetiva o ecossistema empreendedor às demandas do porto e da cidade.
“Esta assinatura representa a união de esforços entre o Parque Tecnológico de Santos, a Autoridade Portuária e a Prefeitura, sempre tendo como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explica o presidente do Parque Tecnológico, Eduardo Bittencourt.
“No Parque estruturamos nossa atuação em três verticais estratégicas: Economia Azul, Longevidade e Economia Criativa, que já conta com iniciativas consolidadas nas áreas de games e inteligência artificial”, diz.
“Agora, com este termo de cooperação, a Economia Azul dá um passo decisivo, conectando ainda mais o ecossistema de inovação às demandas do Porto e da cidade”.
Conforme ele, recentemente Santos pode apresentar suas ações no cenário internacional, durante o Tomorrow Blue Economy.
Isso reforça o protagonismo da nossa região nas discussões globais sobre sustentabilidade e inovação.
Dessa forma, o novo acordo fortalece esse movimento, ampliando as possibilidades de cooperação e colocando Santos em posição de destaque.
“Para nós, a inovação só faz sentido quando é construída de forma colaborativa”, explica.
“É por meio da soma de talentos, recursos e visões que conseguimos transformar desafios em oportunidades. Esta parceria demonstra que, quando trabalhamos juntos, conseguimos gerar impacto real para o porto, para a cidade e para toda a sociedade”, afirma.
ESG Challenge
Assim, o modelo de inovação aberta, testado e validado no ESG Challenge, se fortalece com a parceria.
Ou seja, a APS aporta recursos e o Parque oferece incubação e suporte técnico, num arranjo que reúne setor público, privado, academia e sociedade civil.
A lógica é clara: transformar conhecimento em negócios de impacto e em soluções reais para desafios climáticos, sociais e tecnológicos que afetam tanto o porto quanto a cidade.
Confira mais aqui
Atualmente, o Parque Tecnológico abriga mais de 50 empresas residentes de base tecnológica, conectadas a mentores, investidores e universidades.
A parceria com a APS amplia esse potencial, oferecendo às startups acesso direto ao maior complexo portuário da América Latina.
Para saber mais sobre o evento acesse: https://colaboramundo.portodesantos.com.br/
Leia também
APS abre inscrições para o ESG Challenge 2025 em busca de soluções climáticas
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.