Planejamento financeiro empresarial: tire todas as suas dúvidas | Boqnews
Foto: Divulgação

Seu bolso

31 DE JANEIRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Planejamento financeiro empresarial: tire todas as suas dúvidas

Independentemente do porte da empresa, ou mesmo do tempo de sua existência, o planejamento financeiro é um pré-requisito para se ter bons negócios. Trata-se, no entanto, de um grande desafio, pois é preciso detalhar todos os dispêndios e ganhos de modo que fiquem visíveis novas formas de se economizar e de desenvolver a empresa. É […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Independentemente do porte da empresa, ou mesmo do tempo de sua existência, o planejamento financeiro é um pré-requisito para se ter bons negócios.

Trata-se, no entanto, de um grande desafio, pois é preciso detalhar todos os dispêndios e ganhos de modo que fiquem visíveis novas formas de se economizar e de desenvolver a empresa.

É bastante comum que, de início, o plano fuja do controle, não apenas por indisciplina ou medo, mas, também, por falta de conhecimento sobre o assunto.

Afinal, educação financeira, geralmente, é algo que causa receio e até certa resistência, por passar a ideia de que somente grandes empresários e economistas de renome podem dominar a área.

Mas, ao contrário do que possa parecer, este é um assunto de extrema importância para todos, ainda mais quando o sucesso de uma empresa é colocado em xeque.

Por isso, é imprescindível deixar o preconceito de lado e entender como um plano financeiro funciona. Assim, eliminam-se de vez gastos excessivos, desperdícios e perdas — muito frequentes no mundo dos negócios.

 

O planejamento financeiro é importante para evitar transtornos e aborrecimentos futuros. Foto: Divulgação

 

O que é um planejamento financeiro empresarial?

Seguindo a mesma lógica de um controle financeiro, trata-se de um recurso inteligente que monitora todas as movimentações de caixa de uma empresa.

Desde despesas com estrutura, até ganho com vendas de produtos, todos os gastos e ganhos devem ser registrados para que se tenha um panorama da saúde financeira dos negócios.

Assim, ao fim do período de registro — que normalmente varia entre mês, trimestre, semestre ou ano —, é possível ter um embasamento para tomar decisões que possam desenvolver a empresa, ou executar medidas que evitem prejuízo e até, em casos mais graves, falência.

 

Por que fazer um controle financeiro empresarial?

Basicamente, é como ir ao médico e ter um diagnóstico completo da sua saúde: para a empresa, também é essencial mantê-la sob controle e entender quais os pontos defasados e quais estão bem desenvolvidos, bem como quais são os riscos eminentes e quais os fatores que têm potencial de crescimento.

Quanto mais completo e detalhado ele for, mais assertivo serão os próximos passos.

Além disso, as tomadas de decisão também serão feitas com mais tranquilidade.

O mais importante, nesse sentido, é que, com o tempo, também se adquire um histórico do fluxo de caixa, que pode ser útil não só internamente, mas, também, para investidores.

 

O que é fluxo de caixa e por que ele é importante?

Uma ferramenta de controle financeiro, o fluxo de caixa é a forma que as entradas e saídas podem ser organizadas.

É um ponto importante no planejamento, pois é possível visualizar a movimentação do dinheiro nas contas da empresa e, por consequência, entender quando é a melhor hora para investir e quando é mais prudente economizar.

É importante entender que o fluxo de caixa permite observar todas as operações do período, mas é apenas um passo do planejamento.

O controle financeiro de uma empresa envolve não somente essas movimentações, mas também um plano de ação a fim de que ela se desenvolva.

 

Como o planejamento financeiro ajuda na tomada de decisão?

Principalmente quando se fala em empresas maiores, com investidores e acionistas, é muito comum que as tomadas de decisão sejam bastante questionadas — trabalha-se aqui com o dinheiro de outras pessoas, não é? — e, por essa razão, é fundamental que todos os gastos e ganhos sejam visualizados da melhor forma para embasar as deliberações.

Para os casos em que a empresa não está em seu melhor momento, o planejamento é essencial para mostrar os passos seguintes e, pelo menos, ganhar tempo perante os investidores para novas negociações.

 

Como fazer um bom plano empresarial?

O primeiro controle é sempre mais trabalhoso, claro: é preciso, primeiramente, analisar o cenário e tentar traçar um panorama com base no histórico empresarial; às vezes não é possível, pois nem todo negócio possui os registros em dia. Ainda assim, é fundamental levantar o máximo de informações possível.

Uma boa dica é começar o quanto antes — não deixar pra o início do ano seguinte, ou para o mês do próximo quarter.

Muito pelo contrário, dar início a um planejamento financeiro e setembro ou outubro, permite que o ano seguinte já esteja com as contas todas corretas!

Para isso, é importante registrar todas as transações, por menores que sejam, em uma planilha ou softwares específicos para isso.

Vale a pena também contar com especialistas ou coachings financeiros, pois são profissionais que dão um direcionamento sobre as finanças e permitem organizar o planejamento da melhor forma, principalmente no início.

Com isso, fica mais fácil manter apenas os gastos essenciais.

Lembre-se de que o mais importante é começar: quanto antes o planejamento for organizado, melhor serão os resultados da empresa.

Atente-se aos detalhes, tenha uma equipe de confiança ao lado e, caso tenha dúvidas, não tenha medo de pedir auxílio; apenas assim será possível não somente economizar, mas, também, desenvolver seus negócios.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.