Nesta quinta-feira (15) Preta Rara – idealizadora do projeto “Eu, Empregada Doméstica” – apresenta faixas de seu primeiro trabalho solo intitulado “Audácia”*, no Estúdio Lobo, às 20h**.
Em formato Live Session, a cantora traz 3 das oito faixas do disco em uma nova roupagem, acompanhada por sua banda: DJ Kiko (ex-Pentágono), Rodney Nunes (produção musical e baixo), Jaque Fernandes (backing vocal), Cássio Peixoto Fonseca (trompete), Rodrigo Rodrigues (bateria), Thiago Correia (teclado) e Sandro Bueno (percussão). A produção geral ficar por conta de Talita Fernandes.
Liderando o grande time de músicos da região, Preta mostra o talento que a levou a garantir espaço no rap, um gênero musical ainda marcado pela predominância masculina. Nas músicas, ela fala sobre empoderamento feminino, racismo e ainda sobre temas do dia a dia, como os relacionamentos amorosos que já viveu.
Quando ainda era mais conhecida como Joyce Fernandes, Preta-Rara já escrevia poesia. Com 12 anos de idade, ela começou a se interessar pela rima, muito antes de fazer rap. “Meu pai era colecionador de discos. Ele não achava legal mulher cantando rap. Dizia que rap tinha que ter uma voz de peso”, conta Preta. Anos depois, o pai acabou mudando de opinião.
Nascida e criada em Santos, a rapper, que hoje tem 31 anos, começou a cantar na igreja, junto a família. Militante, ela começou a participar de grupos de discussão sobre feminismo e cultura negra quando estudava no cursinho pré-vestibular Educafro. A partir daí, virou professora de História,turbanista, dona de uma marca de roupas e uma mulher capaz de reunir milhares de seguidores nas redes sociais.
Em julho de 2016, a página no facebook “Eu, Empregada Doméstica”, criada pela rapper, teve mais de 40 mil curtidas em 24 horas. A publicação, que ganhou destaque também na mídia internacional, continua surpreendendo e dando voz aos relatos de abusos de poder sofridos por empregadas domésticas de todo o Brasil.
Serviço
Gravação – Live Session
Local: Estúdio Lobo ♦ Rua Luiz de Camões, 12. Vila Mathias – próximo da Gota de Leite – Santos.
Quando: Quinta-feira (15), às 20h