Regras para fazer envidraçamento de sacada no RJ | Boqnews

Sua casa

25 DE JUNHO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Regras para fazer envidraçamento de sacada no RJ

No Rio de Janeiro, para fazer o envidraçamento é preciso requerer uma autorização da prefeitura para a realização da instalação de sacada de vidro.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Antes de realizar o fechamento de sacada no RJ é preciso ter em mente de que cada cidade e área residencial têm as suas normas.

Para que você não sofra algum tipo de punição, veja quais são as regras para fazer envidraçamento de sacada no RJ.

 

Envidraçamento de sacadas ampliam a possibilidade de utilização do ambiente. Foto: Divulgação

 

Conheça a legislação

 

Uma das maiores vantagens do fechamento de sacadas é justamente a possibilidade de ampliar o cômodo que será unificado, de forma que a área útil do seu imóvel também sofra um aumento.

Para fazer isso é preciso requerer uma autorização da prefeitura para a realização da instalação de sacada de vidro.

Uma vez que a ampliação pode fazer com que o valor do seu IPTU aumente.

Ainda que você não ache necessário resolver essa burocracia para fazer o envidraçamento de sacadas preço, é preciso ter em mente de que caso a prefeitura realize uma fiscalização você poderá ter de arcar com multas no valor aproximado de R$ 5 mil por conta do descumprimento desta lei municipal.

A Zona Sul do Rio de Janeiro não estava enquadrada na lei original de 2014 de fechamento de sacadas com vidro.

Entretanto, foi incluída na última alteração por meio da lei complementar 184/2018 em março do ano passado.

 

Fechamento da varanda

Além da lei imposta pelo município do Rio de Janeiro, você também deve se atentar para as normas estipuladas no seu condomínio ou prédio para a realização do fechamento de varanda.

Para se informar sobre quais são as restrições e cuidados a serem tomados para instalar vidro na sacada, você deve procurar o síndico do seu prédio para tirar essas dúvidas, ao respeitá-las você conseguirá evitar penalizações e processos judiciais.

É de praxe que a cortina de vidro nas sacadas, necessariamente do modelo transparente.

Após a verificação de que o imóvel está atendendo a estes requisitos técnicos que a Secretaria Municipal de Urbanismo emitirá a licença para a realização da obra do envidraçamento de varandas.

Caso haja uma padronização estabelecida para as cortinas de vidro que não encaixe no seu projeto, a alternativa mais válida é solicitar uma assembleia para que os moradores possam expressar suas opiniões a respeito da alteração desse padrão de sacada de vidro, e se ele pode ser feito de maneira individualizada.

Para que o voto seja a seu favor, é necessário que ¼ dos condomínios assinem a convocação, de acordo com os termos do artigo 1355 do Código Civil.

 

Como fazer a instalação

Um dos melhores investimentos que você pode fazer no imóvel é o fechamento de sacadas no RJ.

Afinal, além de valorizá-lo por meio de questões decorativas, você também estará agregando mais segurança para os moradores que não correram riscos de acidentes causados pelas quedas das sacadas e varandas.

O envidraçamento de varandas deve ser feito com profissionais capacitados que entendam sobre todos os procedimentos que devem ser realizados para que o serviço seja entregue conforme o previsto.

E também para que você não tenha problemas futuros posteriormente.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.