Rússia seleciona filme crítico a Putin para disputar vaga no Oscar | Boqnews
Foto: Divulgação

Cinema

29 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Rússia seleciona filme crítico a Putin para disputar vaga no Oscar

Leviarthan, do cineasta Andrey Zvyagintsev disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015, assim como o longa brasileiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Ministério da Cultura da Rússia surpreendeu neste domingo (28) ao apontar o longa Leviathan, do cineasta Andrey Zvyagintsev, como o filme que deve representar o país na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015.

O filme é bastante crítico da política russa, atacando governos do passado e até mesmo o presidente atual do país, Vladimir Putin.

“Nós decidimos selecionar Leviathan porque ele foi o mais votado entre o júri”, anunciou o cineasta Pavel Chukhrai, membro do comitê montado pelo governo russo para indicar seu representante na luta pela vaga no Oscar.

Em determinada cena, policiais bêbados começam a atirar com fuzis AK-47 em retratos de governantes russos e soviéticos históricos. Eles se questionam se chegou a hora de atirar na imagem de Putin também.

Segundo a crítica de cinema Leslie Felperin, da revista americana The Hollywood Reporter, “o filme evolui gradualmente até se tornar uma acusação flagrante da corrupção que está infiltrada nos alicerces do governo, da força policial, do judiciário e da hipócrita e comprometida Igreja Russa Ortodoxa, uma acusação que deve se mostrar muito controversa na Rússia”.

Leviathan levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes, no primeiro semestre. Embora o filme tenha sido financiado pelo Ministério da Cultura da Rússia, Zvyagintsev revelou que o próprio ministro disse a ele que “não gostou” do resultado.

Cada país tem direito a escolher um longa-metragem para a disputa pela indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Entre os países que já apontaram seus representantes, estão:

Brasil, com Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

 

França, com Saint Laurent

 

Bélgica, com Dois Dias, Uma Noite

 

 

Notícias relacionadas:
– Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é indicado para seletiva do Oscar
– O Brasil no Oscar 2015

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.