A partir das 17h02 desta sexta (23) inicia oficialmente a primavera, cujo encerramento ocorre em 21 de dezembro.
Segundo os técnicos do CPTEC/Inpe, a nova estação trará mais chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, marcando o período de transição entre a estação seca (inverna) e a chuvosa (verão).
Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou início da noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificará gradativamente no decorrer da estação.
Em alguns momentos, poderão ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo.
Na Região Sul, a alteração será mínima, com a frequente ocorrência de chuva.
Contudo, segundo os especialistas, poderão aumentar o volume de raios e de ‘complexos convectivo’, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos curtos.
Até novembro, a maior parte da Região Nordeste permanecerá com estação seca, exceto no sul dos estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia.
No centro-sul da Região Norte, o período chuvoso começará em outubro e vai até novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoadas.
Temperaturas
Na nova estação, elas aumentam gradativamente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
No Brasil Central, as temperaturas serão elevadas em função da forte radiação solar e maior frequência de dias com céu claro.
Mas poderão ocorrer dias com queda na temperatura em razão de massas de ar frio.
Já nas regiões Norte e Nordeste, haverá pouca variação da temperatura nesta estação.

A estação será mais quente e também mais chuvosa na região Sudeste. Foto: Susan Hortas/Divulgação PMS
Canal de Áudio
Para homenagear a nova estação, o canal de áudio traz uma seleção de músicas que lembram a primavera e as flores que tornam os ambientes mais agradáveis. Músicas clássicas como É primavera, com Tim Maia, até Vivaldi.
Confira as músicas nos seguintes horários: 13h30 | 17h30 | 22h30.