O evento Semana da Alimentação encontro ocorrerá na Estação da Cidadania de Santos, no Campo Grande, de quarta-feira (16) a sábado (19) e reunirá especialistas, universidades, lideranças comunitárias e organizações da sociedade civil, para refletir sobre temas cruciais como alimentação adequada e saudável, agricultura urbana e economia solidária, no contexto da emergência climática.
Segundo dados do IBGE (2023), 33 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar. Paralelamente, o relatório do IPCC (2022) aponta que as cidades são responsáveis por 70% das emissões globais de gases de efeito estufa. A Semana da Alimentação 2024 busca apresentar soluções locais para esses desafios globais.
Sendo assim, a programação inclui palestras, oficinas, exposições e apresentações artísticas, distribuídas em quatro dias temáticos:
-16/10: Nutrição e Ecosol (Economia Solidária)
-17/10: Bancos de Alimentos e Cozinhas Solidárias
-18/10: Agricultura Urbana e Hortas Comunitárias
-19/10: Emergência Climática e Alimentação
Entre os destaques da programação estão:
- Palestra da jornalista e agricultora urbana Claudia Visoni
- Oficinas de técnicas de nutrição, adubação natural e de compostagem
- Apresentações teatrais no início das noites de quarta e quinta, e na sexta, apresentação musical do Floema Musical, com Diego Rizzo (permacultor, educador, músico e compositor)
“A Semana da Alimentação 2024 é uma oportunidade para a população de Santos e região aprender sobre práticas sustentáveis que podem ser aplicadas no dia a dia, contribuindo para uma cidade mais resiliente e uma alimentação mais saudável”, afirma Renato Prado, Presidente do COMSEA (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional) de Santos, que irá participar do evento apresentando a importância dessa instância participativa.
O evento é gratuito e aberto ao público.
A Semana da Alimentação 2024 é uma realização da OSC Composta&Cultiva, em parceria com OSC Concidadania, que tem sua sede na Estação da Cidadania de Santos, com recursos de um Termo de Fomento oriundo da Emenda Parlamentar nº 644 da SEMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), conforme Projeto de Lei 285/2023 e Processo Administrativo 1301/2023.
Sobre a OSC Composta&Cultiva:
A Associação Composta & Cultiva congrega uma comunidade de compostagem, focada em economia circular, responsabilidade ambiental e participação cidadã. Desse modo, que conta atualmente, com cerca de 155 famílias e, somente em setembro de 2024, destinou adequadamente cerca de 1.790,75 Kg de resíduos orgânicos através de compostagem. Portanto, o que se traduz em uma redução de emissão equivalente na atmosfera de aproximadamente 1.371,72 Kg de CO2.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.