Semana do Brincar terá atividades por Santos em 2024 | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa

ETC

26 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Semana do Brincar terá atividades por Santos em 2024

Lançamento teve apresentações de dança, palestra e exposição

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

‘Vem pra roda – no ritmo do brincar’. Este é o tema de 2024 da Semana Municipal do Brincar.

Sendo assim, que ocorrerá de 25 de maio a 2 de junho e incluirá espaços brincantes em diversos pontos da Cidade, nas escolas públicas e privadas, universidades, entre outras instituições.

Ela é inspirada na Semana Mundial do Brincar, iniciativa da organização internacional Aliança pela Infância, realizada para garantir tempo e espaços para a brincadeira e que em Santos é lei (3.138) desde 2015.

Conforme a coordenadora geral da Organização da Sociedade Civil Consciência pela Cidadania (Concidadania), Marise Teixeira Cabral, haverá atividades na avenida da praia, praças, ações formativas, propostas para o adulto brincar, entre outras. A programação completa terá divulgação no início de maio.

O lançamento do evento foi realizado na sexta-feira (22), no Teatro Guarany (Centro Histórico).

Dessa maneira, reuniu representantes da rede municipal, organizações da sociedade civil, alunos, professores e coordenadores do programa Santos Jovem Doutor, além de autoridades e parceiros da iniciativa.

“O ‘Vem pra roda’ é o tema de todas as nossas atividades deste ano e o trouxemos para a Semana do Brincar, no ‘Ritmo do Brincar’. E este é um chamado para que a sociedade se engaje na promoção de ambientes que sejam saudáveis, inclusivos, seguros, adequados, acolhedores e acessíveis para as crianças brincarem e se desenvolverem. Precisamos entender que isso é fundamental, não é apenas um evento, é um movimento”, explicou a coordenadora da secretaria executiva da Aliança pela Infância, Letícia Zero.

O lançamento contou com a palestra ‘Práticas pedagógicas no uso da ferramenta do brincar’, com Ana Cláudia Menossi Medeiros, da Fundação Abrinq. Também houve a apresentação ‘Vem dançar comigo’, do Grupo de Dança Contemporânea da ONG TamTam, com coreografia de Cláudia Alonso.

O encerramento ficou por conta do grupo Maracatu Quiloa. O foyer do Teatro Guarany ganhou cores com a exposição com a temática da Semana Municipal do Brincar 2024, feita pelas profissionais da seção de educação infantil da Seduc.

A ação completa 15 anos e, assim como Santos, mais de 80 municípios no País aprovaram leis que instituíram a Semana Municipal do Brincar como política pública. Na edição de 2023, houve recorde de participação, com aproximadamente 117 mil pessoas, de todas as idades.

Desse modo, envolvidas nas atividades propostas, realizadas nos espaços externos, próprios públicos, dentro de organizações e, em especial, nas escolas. Em Santos, o evento ocorre há 10 anos.

“É uma ação que está no calendário da Cidade, porque é uma iniciativa necessária, um momento para refletir sobre as infâncias, sobre o brincar. Ao longo da vida, passamos por várias etapas e o brincar é importante para que possamos nos relacionar com os outros, para o nosso desenvolvimento neuromotor, para desenvolvermos as relações sociais, entre tantos outros benefícios”, disse a chefe do departamento de cidadania e direitos humanos, da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semulher), Suzete Faustina dos Santos, integrante da comissão de organização.

A secretária de Educação, Cristina Barletta, fez um convite para que toda a Cidade se envolva e agradeceu a todos os parceiros envolvidos. “Como sempre falo, ninguém faz nada sozinho e precisamos de todos neste movimento, nesta ação. ‘Vem pra roda’ é mais do que um tema, é realmente um convite. Venham”.

A iniciativa, idealizada pela Aliança pela Infância, conta com organização da Prefeitura de Santos, do Sesc Santos, da Escola Social Marista Lar Feliz, da Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (Omep) e da Organização da Sociedade Civil Consciência pela Cidadania (Concidadania).

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.