Sesi Santos apresenta mostra Janelas do Mundo | Boqnews

ETC

22 DE FEVEREIRO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Sesi Santos apresenta mostra Janelas do Mundo

Resultado de uma viagem do fotógrafo Fernando Garcia Simon pela Europa, a exposição Janelas do Mundo é composta por 16 fotos coloridas que revelam estilos arquitetônicos de lugares e culturas através de detalhes de janelas. A mostra, que ficará em cartaz de 1º a 15 de março, estará aberta à visitação pública gratuita de segunda-feira […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Resultado de uma viagem do fotógrafo Fernando Garcia Simon pela Europa, a exposição Janelas do Mundo é composta por 16 fotos coloridas que revelam estilos arquitetônicos de lugares e culturas através de detalhes de janelas. A mostra, que ficará em cartaz de 1º a 15 de março, estará aberta à visitação pública gratuita de segunda-feira a domingo, no SESI Santos.


Numa interessante simbologia, as janelas capturam a brisa que refresca e purifica o espaço. São elas que garantem, segundo o fotógrafo, a integração com o ambiente externo ou o isolamento, dançam em movimentos aleatórios que compõem grafismos e ritmos nas fachadas, tingidas em cores quentes por onde transbordam a vida em flores ou em cores pálidas revelando a melancolia do abandono.


“E, numa analogia com a câmera fotográfica, as janelas são como um diafragma que regulam a intensidade da luz”, exemplifica. E conclui: “As janelas do mundo são como nossos olhos que nada mais são que janelas para o mundo”.


Sobre o fotógrafo


Para Fernando Garcia Simon, o interesse pela fotografia começou na infância, desenvolveu-se na adolescência por meio de cursos no Senac-Marília e intensificou-se durante os anos de 1980, enquanto estudava Arquitetura e Urbanismo na Universidade Católica de Santos. Lá, ele teve o privilégio de aprender com professores e fotógrafos de expressivo renome no cenário fotográfico.


Os anos de faculdade foram o de maior atividade na produção fotográfica, com realização de projetos e exposições. Em 1984, ganhou uma Bolsa-Trabalho para realização de audiovisual sobre a Pinacoteca do Estado de São Paulo.


Os temas enfocados variaram com o tempo: fotografia social, natureza, esportes, grafismos e arquitetura. Mas, a paixão em congelar os momentos em que os olhos captam e o coração sente, continua a mesma.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.