ETC
Cultura

Steampunk Santos 2019 vai agitar o Valongo

O evento será realizado neste sábado (29), a partir das 10h, no Museu Pelé, Estação do Valongo e Largo Marquês de Monte Alegre

26 de junho de 2019 - 09:53

Da Redação

Compartilhe

Unindo arte, história, ficção e fantasia, o Steampunk Santos 2019 – Vapor Circus será realizado neste sábado (29), a partir das 10h30, no Museu Pelé, Estação do Valongo e Largo Marquês de Monte Alegre, reunindo atividades gratuitas para todas as idades. 

Durante todo o dia vão rolar palestras, shows, oficinas, happy hour, venda de produtos para o setor e a parada steampunk.

A proposta do evento é fomentar a história e a cultura ao ocupar o Centro Histórico; incentivar a ficção científica e trazer a fantasia por meio de grupos medievais e piratas, na forma de literatura, quadrinhos, audiovisuais, música, dança e teatro.

Steampunk é uma palavra de origem inglesa composta por “steam”, que quer dizer vapor, e “punk” que faz referência a resto, sobra ou, neste caso, um movimento da contracultura.

O subgênero traz o visual do século 19, mesclado à tecnologia futurista, adaptada ao conhecimento tecnológico daquela época.

Durante os eventos que reúnem fãs do Steampunk, é fácil encontrar pessoas usando cartolas, vestidos, jaquetas, ternos, coletes, botas, assim como óculos de aviador, goggles (óculos de maçariqueiro), braços mecânicos, armas ficcionais, espadas e engenhocas.

Todo este visual vem direto da literatura, do imaginário de escritores como Júlio Verne ou H. G. Wells.

O evento é realizado pela Confraria Steampunk Baixada Santista Núcleo Santos da Loja São Paulo, contando com o apoio das secretarias de Cultura e de Turismo.

 

Confira a programação do Steampunk Santos 2019

Palco – Largo Marquês de Monte Alegre

10h – abertura – Coletivo Circel

13h – Coletivo Circel

14h – Rafael Mourão

15h – Desfile Steamplay

16h – Banda Mermages

17h – Grupo Trupe Del Mondo

 

Auditório do Museu Pelé

11h30 – Os caminhos da ficção – Marcus Vinicius mediando Danny Marks, Leonardo Galvão e Gabriel Godinho.

13h30 – Atividades físicas e artes marciais no século 19 – Cesar Agenor (mediador), Pedro Cunha, Roberto Melchior e Paulo Henrique Jesus Silva.

14h30 – A ficção sob olhar feminino – Dani Marino (mediadora), Marcela Rossetti, Simone O. Marques e Nana Gonçalves.

15h30 – Visões de um herói gótico, Batman – André Rittes (mediador), Lalunã Machado, Sandro Zambi e Rodolfo Grande Neto.

16h30 – A moda do século 19 – Karla Lacerda (mediadora), Pauline Kisner do Espirito Santo Zamboni, Camila Gonçalves e Drika Lucena.

17h30 – Eventos Steampunk, Pirata, Medieval – como trabalhar com estes temas? – Tainá Rocha (mediadora), Adriana Cabral , Debora Silva e Naga Riddle.

18h30 – início do cortejo do Museu Pelé até a Bolsa do Café. Músicos do Mermages, steamplayers e participantes do evento.

19h30 – Happy hour, Bar Beats (Rua XV de Novembro, 49, Centro Histórico)

Das 10h às 18h, espaço de jogos, lojas e cartomantes

Das 11h às 12h e das 14h às 15h, oficina para crianças com Naga Riddle

 

Estação do Valongo

Das 13h30 às 14h30, oficina sobre roupas de época

LEIA TAMBÉM: