O projeto “Vale um like?” chega a Santos nos dias 12, 13 e 14 de agosto, com apresentações gratuitas e interativas voltadas ao público jovem. Logo no início do espetáculo, as crianças são convidadas a sortear, a partir de caixas temáticas. O assunto que será abordado em cena, previamente definido pela produção.
A partir dessa escolha, elas assumem o papel de “diretoras”, orientando os rumos da história enquanto os atores desenvolvem a peça por meio de jogos de improviso. O objetivo é promover o acesso à cultura e incentivar o protagonismo juvenil. Além do espetáculo, serão distribuídos folders informativos com o conteúdo da peça.
Sabe-se que, para atingir de forma efetiva os jovens e adolescentes da atualidade, é necessário promover uma interação que dialogue com seus interesses e universos. Pensando nisso, a intervenção teatral “Vale um like?” foi cuidadosamente desenvolvida para envolver o público de 13 a 17 anos de maneira leve, divertida e interativa.
A proposta é aproximá-los de temas fundamentais para a convivência em sociedade, por meio de uma linguagem acessível e uma experiência participativa. Entre os principais assuntos abordados estão o respeito às diferenças, a conscientização sobre prevenção e o combate ao assédio e violência. Assim como, a prevenção de acidentes e a importância da acessibilidade. Portanto, através dessa vivência artística, o projeto busca provocar reflexões e incentivar atitudes mais conscientes, empáticas e cidadãs entre os jovens.
O projeto tem como objetivos principais promover, de forma lúdica e participativa, bons exemplos de cidadania e comportamentos adequados em espaços públicos, estimulando a convivência harmoniosa. Busca também conscientizar o público sobre a importância da acessibilidade para todos, incluindo idosos, pessoas com deficiência e gestantes.
Além disso, visa incentivar os jovens à prática de valores sociais fundamentais como diversidade, prevenção, alteridade, inclusão, respeito, aceitação e cuidado, que são essenciais para o exercício pleno da cidadania. Por fim, a iniciativa pretende transmitir uma mensagem inspiradora de empatia e respeito ao próximo, contribuindo para a construção de uma sociedade mais acolhedora e consciente.
Produção e apoio
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Vale um Like” tem a produção da Cia Metrópole, apoio da Komedi Projetos e Webka, com patrocínio da empresa Brasil Terminal Portuário (BTP), e realização pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
“Apoiar este projeto é fortalecer a relação porto-cidade e acreditar na educação como vetor de desenvolvimento e alavancagem de uma comunidade e região. O projeto ensina, de forma lúdica, temas essenciais para que os jovens se conscientizem do importante papel que podem exercer na construção de um mundo mais diverso e inclusivo”, afirma Claudio Oliveira, CEO da BTP.
Sobre a BTP
Nós, da BTP, somos guiados pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura portuária nacional. Surgimos de um sonho, transformamos o maior passivo ambiental em área portuária do Brasil em um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e somos referência em operação portuária no Porto de Santos. Cada contêiner movimentado em nosso terminal conecta pessoas, impulsiona o presente de forma sustentável e promove soluções de excelência que transformam o futuro. Apoiamos este projeto para deixar um legado social positivo para a Baixada Santista e esperamos que, com esta iniciativa, a relação entre o porto e a cidade seja cada vez mais fortalecida.
Mais informações no site www.btp.com.br e nas redes sociais oficiais: @brasilterminalportuario.
Sobre o Ministério
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil. A Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos. Como, exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura. Já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social. Ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
“Vale um Like?” em Santos/SP
U.M.E Dr. José Carlos Azevedo Júnior – 12/08/2025
CAMPS – 13/08/2025
E.E. Professor Francisco Meira – 14/08/2025
E.E. Padre bartolomeu de Gusmão – 15/08/2025