Desde a implantação da coleta de resíduos no período noturno na região central de São Vicente, houve um aumento de 60% no volume de resíduos recicláveis recolhidos. A ação é uma parceria entre Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da Cooperativa Rainha da Reciclagem. Sendo ela, responsável pela separação e comercialização dos materiais, estimulando a economia circular e gerando oportunidades de renda para os cooperados.
Aliás, até o mês de março, a média mensal da coleta seletiva — realizada apenas durante o horário comercial — era de pouco mais de 120 toneladas. Com a ampliação para os dois turnos, esse número subiu para aproximadamente 190 toneladas, representando um salto de mais de 56% em comparação com a média dos meses anteriores.
O secretário adjunto de Meio Ambiente, Mario Bueno, destacou a relevância da iniciativa.”Essa coleta no turno da noite tem sido essencial para alcançarmos áreas que antes apresentavam baixo volume de coleta. A Cidade não para e a reciclagem também não pode parar”. E completa, falando sobre os objetivos: “Estamos trabalhando para aumentar ainda mais nossos índices de reciclagem, que estão em torno de 4%. Hoje já superamos a média nacional, que fica um pouco inferior a esse número, e temos como objetivo, ao final do ano, chegar aos 7%”.
Ponto de coleta
Dessa maneira, a coleta pode ser feita de forma domiciliar, em condomínios previamente cadastrados, prédios públicos ou diretamente na sede da cooperativa, localizada na Rua Irmã Maria Rita de Souza Brito Lopes, 480 – Conjunto Residencial Humaitá. Além disso, os moradores podem realizar a entrega voluntária dos materiais nos três ecopontos do município. Que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Os pontos de entrega são:
Jardim Rio Branco – Avenida Ulisses Guimarães, 211
Vila Voturuá– Avenida Juiz de Fora, 48
Cidade Náutica– Avenida Paulo Hourneaux de Moura, 101.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.