Anunciado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Instituto Federal de Guarujá já tem local definido, o prédio da Escola Municipal 1º de Maio, no Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.
Sendo assim, o espaço oferecido pelo município é estratégico, possibilitando a mobilidade de estudantes não só de Guarujá, mas também de cidades vizinhas, como Santos e Bertioga.
Lula assegurou ao prefeito de Guarujá, Farid Madi, a instalação do equipamento durante discurso no lançamento do edital do túnel Santos – Guarujá, na última quinta-feira (27). “Ouvi pessoas gritando sobre o Instituto de Guarujá. Soube que o prefeito já tem o prédio. Nós vamos fazer o Instituto do Guarujá. Quem faz 100, faz 101”, afirmou o presidente, complementando: “A coisa que eu mais acredito na vida é a Educação, essa é a única possibilidade de tirar esse país do atraso”.
Portanto, a declaração do presidente foi recebida com grande entusiasmo pela municipalidade. “É uma imensa alegria contar com o apoio do Governo Federal para transformar a Educação de Guarujá. Nossos jovens merecem essa oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Acreditamos que a educação é a melhor ferramenta para mudar a realidade da nossa geração e construir uma sociedade melhor para todos. Educação é uma prioridade para nós e vamos continuar trabalhando para atrair novos investimentos para a cidade”, celebrou o prefeito Farid Madi.
Unidade municipal
Desde sua construção, há cerca de 40 anos, a unidade municipal já havia sido idealizada para abarcar uma escola técnica. Atualmente, são oferecidos diversos cursos gratuitos nas áreas de Administração, Contabilidade, Mecânica, Meio Ambiente e Química. Para ingressar, os munícipes devem realizar um vestibular, em que as melhores notas garantem as vagas. Após a conclusão, muito deles conquistam um espaço no mercado de trabalho com facilidade, devido ao nível de excelência da grande curricular.
Para o secretário municipal de Educação, Mohamad Ali Abdul Rahim, a conquista vem ao encontro das metas educacionais da nova gestão. “É uma grande vitória. Pensamos em diversos projetos para aprimorar o ensino, atendendo as necessidades dos profissionais da área e, principalmente, dos alunos. Com esse instituto, nos aproximamos daquilo que idealizamos para nossa cidade, que é oferecer educação de qualidade”, frisa.
Instituto Federal
Desse modo, os Institutos Federais representam centros de excelência ao atuarem desde o ensino técnico de nível médio até a pós-graduação, no desenvolvimento de programas de extensão, divulgação científica e tecnológica, além de realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo.
Além disso, para o prefeito, transformar o 1º de Maio em um Instituto Federal vai otimizar e valorizar esse importante espaço público, nascido para ser um polo de formação de excelência. “Respeitamos a história desse lugar e o nosso desejo sempre foi de aprimorar aquilo que já vinha sido oferecido, inclusive as condições estruturais”, ressalta.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.