Durante patrulhamento pela Avenida Irmã Dolores, a Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal de São Vicente flagrou um homem em posse de duas gaiolas contendo aves silvestres.
A equipe deu início à apuração da ocorrência, que resultou na detenção de seis pessoas por manter e transportar animais da fauna silvestre sem autorização legal.
Durante a ação, o primeiro suspeito foi questionado sobre a documentação exigida para a manutenção de animais silvestres em cativeiro, porém não apresentou qualquer autorização emitida por órgão ambiental competente. Indagado sobre o motivo de estar no local com os pássaros, informou que pretendia realizar uma negociação envolvendo os animais e que se dirigia a um ponto de ônibus.
Na busca pessoal, os agentes localizaram uma chave de veículo no bolso do abordado. Ao acionar o alarme, foi constatado que o automóvel correspondente estava estacionado ao lado da equipe e era de propriedade do suspeito. Em seguida, os agentes visualizaram outras gaiolas com aves no interior de veículos estacionados nas proximidades. Em poucos minutos, os respectivos proprietários dos veículos compareceram ao local, foram abordados e devidamente qualificados pela equipe.
Ao todo, foram localizadas 11 gaiolas, sendo uma vazia, e 10 aves da fauna silvestre mantidas irregularmente em cativeiro.
Desse modo, seis pessoas foram conduzidas ao 3º Distrito Policial, onde permaneceram à disposição da polícia judiciária.
Denúncias
Além disso, a população pode colaborar com a segurança da cidade acionando a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou a Polícia Militar pelo 190, ao presenciar atitudes suspeitas.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.