Greve de trabalhadores da limpeza urbana afeta seis cidades da região | Boqnews
Foto: Reprodução/Instagram @siemacobaixadasantista_

baixada santista

30 DE JULHO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Greve de trabalhadores da limpeza urbana afeta seis cidades da região

Sindicato luta pelo reajuste salarial de 7% da categoria

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na última terça-feira (29), trabalhadores da limpeza urbana entraram em greve em seis cidades da Baixada Santista.

Desse modo, a paralisação ocorre em Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Cubatão e Bertioga.

Segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes da Baixada Santista (Siemaco), o principal entrave é o reajuste salarial.

Em publicação em suas redes sociais no último dia 15, o Siemaco comunicou que esteve presente junto aos trabalhadores da empresa Terra Santos para uma assembleia sobre o dissídio da categoria.

“Foi apresentada uma proposta de 5,5% de reajuste salarial e 7% nos benefícios. Mas, tanto o sindicato quanto os trabalhadores deixaram claro: lutamos por 7% de reajuste no salário e também nos benefícios. A proposta foi rejeitada em assembleia, demonstrando a união e a força da categoria na busca por um reajuste justo, que reflita a realidade do custo de vida e a valorização do trabalho de cada profissional”, informou o sindicato.

Mesmo com 70% do efetivo trabalhando, bairro da Vila Belmiro não recebeu a coleta de lixo nesta quarta-feira (30). Foto: Nando Santos

Registro da presença de lixo na Rua José Gonçalves da Mota Jr,  na Vila Belmiro nesta quarta. Foto: Nando Santos

 

Já na terça-feira (29), mesmo com o anúncio da greve, o sindicato informou que 70% do efetivo segue trabalhando para garantir os serviços essenciais como varrição, coleta, limpeza de praias e ecopontos das cidades.

Prefeitura de Santos

A Prefeitura de Santos informa que os serviços de coleta domiciliar, limpeza de praias, coletas de resíduos de saúde, seletiva e de volumosos, varrição, limpeza de feiras-livres, entre outros, estão operando com 70% do efetivo de trabalhadores.

Além disso, a administração municipal ressalta que está adimplente com o pagamento do contrato. Assim como, monitorando a negociação salarial entre as partes (trabalhadores e empresa). E que já notificou o consórcio para que sejam garantidos todos os serviços essenciais sem prejuízos à população.

Prefeitura de São Vicente

A Prefeitura de São Vicente informa que o serviço de coleta de resíduos segue em funcionamento. Dessa maneira, operando com 70% da capacidade, conforme definido em audiência de conciliação.

Embora o Município não seja parte direta do impasse, acompanha de perto as tratativas, já que a situação impacta diretamente os serviços prestados à população. A negociação entre a empresa e os servidores, vale destacar, não envolve a Prefeitura.

A administração reforça que o serviço de limpeza urbana não sofreu interrupção. Assim como, caso necessário, a Prefeitura atuará com equipe própria para mitigar os prejuízos.

Prefeitura de Bertioga

A Prefeitura de Bertioga informa que, durante a paralisação dos trabalhadores nesta terça-feira (29), os serviços de limpeza urbana foram mantidos com 70% do efetivo, conforme determinação judicial. Nesta quarta-feira (30), os serviços foram totalmente restabelecidos.

Prefeitura de Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande informa que o paralisação dos coletores provocou atraso na coleta em duas regiões da Cidade. Contudo, nesta quarta-feira (30), o Município realizou uma ação de reforço no trabalho para normalizar o atendimento à população.

Prefeitura de Cubatão

A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Manutenção e Serviços Públicos, informa que os serviços de coleta e limpeza estão mantidos na cidade com 70% do efetivo durante os dias de paralisação, após decisão judicial sobre o assunto (coleta de lixo domiciliar, limpeza de feiras livres, etc), acontecendo em todos os bairros da cidade. A varrição de ruas não sofreu alteração.

A administração afirma também que, embora seja uma decisão dos funcionários da empresa prestadora de serviço, acompanha as negociações entre empresa e sindicato, para garantir que os serviços essenciais sejam mantidos, não trazendo prejuízo à comunidade.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.